Servidor virtual

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Para uma empresa, seja ela grande ou pequena, possuir um servidor, onde os dados são armazenados é muito importante. E garantir acesso remoto a seus funcionários pode representar um enorme ganho de escala. Afinal de contas eles poderão executar suas tarefas diárias mesmo que não estejam no escritório, garantindo total eficiência e produtividade.

Mas, para ter essa funcionalidade, qual serviço contratar? Nestes casos, muito tem se falado do servidor virtual.

Com funcionamento parecido ao cloud computing, esse sistema hospeda seus dados na nuvem, mas oferece vantagens às empresas que a outra tecnologia não possui. Você sabe por que o servidor virtual pode ser uma ideia melhor para a sua empresa do que o armazenamento em cloud? Não? Então confira esse texto. Vamos contar abaixo os pontos positivos desse sistema.

O que é o servidor virtual?

Um servidor virtual funciona da mesma forma que um servidor físico. Ou seja, possui um sistema operacional, espaço de armazenamento e capacidade de processamento. Com a diferença de que não roda em uma máquina física, já que está armazenado no ambiente cloud.

Ou seja, em nuvem. Nesse tipo de servidor, embora os dados fiquem armazenados em nuvem, seu acesso é totalmente privado. Ou seja, estão disponíveis apenas aos clientes que contrataram o serviço, e não podem ser compartilhados com terceiros, protegendo informações relevantes para o seu negócio. Por se tratar de um servidor, seu funcionamento é exatamente igual aos dos equipamentos físicos.

Isso significa que o servidor virtual pode receber aplicações, softwares, scrptis e configurações, além de possuir um sistema operacional próprio, que não precisa ser, necessariamente, o utilizado em seus outros equipamentos.

Funcionamento

O servidor virtual funciona da mesma forma que um servidor compartilhado, com a diferença aqui de que o acesso e todo o backup das informações é feito de forma virtual. Ou seja, todos os seus recursos são divididos com outros servidores que operam da mesma forma. No entanto, o servidor virtual oferece muito mais pontos positivos e segurança do que outras formas de armazenamento, conforme mostraremos abaixo.  

Quais as vantagens do servidor virtual?

Em um servidor virtual, o usuário possui liberdade total para fazer a configuração e o gerenciamento desta ferramenta, inclusive em caso de travamento ou da necessidade de mais memória RAM para que ele funcione adequadamente.

Quem usa um sistema de armazenamento desse tipo pode, também, instalar e configurar os programas que precisa usar, modificar o script, o banco de dados e todos os sistemas que desejar.

O servidor virtual permite, inclusive, o uso de softwares de disparos de email, o que não acontece quando se usa um sistema de armazenamento comum.

Custo é um ponto positivo importante, e que precisa ser levado em consideração, sobretudo para aquelas empresas que estão começando os negócios agora é o custo de uso dessa ferramenta.

Ao contrário do servidor tradicional, que requer um forte investimento para que funcione de forma adequada, o servidor virtual requer um baixo custo para que seja implementado, oferecendo as mesmas ferramentas que um servidor do tipo dedicado.

Customização

Como permite total customização, o servidor dedicado dá a liberdade para que você monte o equipamento da forma como seu negócio precisa, focando nas necessidades do negócio. Aqui, ao contrário do servidor dedicado tradicional, os contratos oferecem total liberdade. Isso significa que, se depois de algum tempo sua empresa identificar aumento da demanda, o pacote contratado pode ser aumentado sem qualquer dificuldade.

Agora, se depois desse upgrade, você perceber que sua demanda diminuiu, basta reduzir o pacote, retornando aos serviços contratados inicialmente, sem qualquer dificuldade.

Segurança

Por fim, um servidor virtual oferece como grande vantagem a segurança.

Quem contrata esse serviço conta com o apoio de uma equipe de especialistas, que garante o bom funcionamento do equipamento, sem atrapalhar no desempenho de outros equipamentos que você utiliza em sua empresa. Isso porque você pode montar um pacote à parte, de forma que nada interfira no desempenho. Além disso, o servidor virtual permite que você tenha à sua disposição um backup de toda a aplicação.

Esse recurso pode ser acionado no período em que você desejar, e consta no contrato firmado com a empresa que opera o serviço.

Velocidade

Por estar conectado a um servidor de alta velocidade, o servidor virtual permite que sua empresa acesse as informações ali depositadas rapidamente, garantindo grande eficiência em todas as tarefas que você exercer diariamente.

Quem pode usar o servidor virtual?

O servidor virtual é uma ótima pedida para qualquer tipo de empresa. No entanto, essa solução é muito recomendada para aquelas que precisam de recursos exclusivos e ainda mais poderosos do que encontrariam em uma hospedagem compartilhada.

Como é uma solução econômica e muito eficaz, o servidor virtual oferece soluções pensadas e adequadas para empresas que lidam com grandes volumes de dados, como sites, sistemas ou aplicações de pequeno porte.

Seu negócio está crescendo e você está em busca de um bom sistema de armazenamento e gerenciamento de dados, que tal utilizar o servidor virtual? Você não vai se arrepender.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br