Sistema de armazenamento de objetos. Quais as características e como escolher?

imagem

28 Agosto 2023

imagem

Se antes do advento da Internet, a prática era armazenar arquivos físicos em armários enormes, para preservar os dados e informações contidos nestes documentos, atualmente a noção de arquivamento sacudiu a poeira e consegue acessar uma grande quantidade de informações e armazenar cada dado como objetos individuais com um identificador único. 

Estamos falando do Armazenamento de Objetos, que nada mais é que a arquitetura de armazenamento de dados não estruturados, como imagens, vídeos, áudios, entre outros tipos de arquivos. 

Dentro dessa organização, cada um dos objetos contém os próprios dados e metadados, ou seja, as informações descritivas sobre o objeto. Entre elas a data de criação, o tamanho e o tipo de arquivo. 

Dessa forma, os metadados podem ser usados para otimizar o armazenamento, a recuperação e a busca dos objetos. Fato que torna o armazenamento de objetos altamente eficiente para escalar e gerenciar dados em larga escala. 

Acompanhe este artigo e fique por dentro das formas de armazenamento de objetos, também conhecido como armazenamento baseado em objetos. 

Diferentes modelos de armazenamento

Pode-se dizer que a maior diferença entre armazenamento de arquivos e armazenamento de objetos é que no primeiro, você precisa saber o caminho para encontrar o arquivo. Se fosse no ambiente físico, seria algo como saber que sala, armário, gaveta e pasta contém esse documento específico.

Já no armazenamento em blocos, a busca fica um pouco mais simplificada. Afinal, cada bloco de informação terá um identificador específico. No entanto, é um processo mais dispendioso e que precisa de um sistema operacional para acessar blocos. 

Com o armazenamento de objetos esses caminhos ficam mais fáceis e ilimitados. Como não poderia ser diferente, esta forma de armazenar informações funciona é ainda mais eficiente quando estruturada na nuvem. 

Busca e utilização sob demanda 

Na realidade, este modelo de armazenamento é utilizado nos principais serviços de nuvem. Mas, está cada vez mais comum que ele seja replicado para qualquer outro tipo de armazenamento. 

Isso porque, os benefícios deste modelo, como a elasticidade e a escalonabilidade, o tornam ideal para gerenciar dados não estruturados na infraestrutura em nuvem, utilizando-os como um serviço na nuvem sob demanda, que pode ser acessado de qualquer dispositivo, a qualquer momento, a partir do acesso à internet. 

As aplicações nativas de nuvem têm ótima resposta aos sistemas de armazenamento de objetos. Afinal, a partir destes arquivos, os usuários conseguem acessar o conteúdo com eficiência por um único repositório de armazenamento virtual, além de poderem utilizar os dados existentes para análise, backup ou arquivo.

Pool de Armazenamento

Este é o lugar onde ficam armazenados os objetos formados pelos metadados relevantes e o identificador personalizado deste objeto, em um ambiente plano. Por isso, é rápido e fácil encontrar os dados exatos que você procura, mesmo para cargas de petabyte ou exabyte. 

Como estes pools são distribuídos em diferentes dispositivos de armazenamento e localizações geográficas, a escalabilidade é ilimitada, bastando adicionar mais dispositivos de armazenamento ao pool à medida que seus dados aumentam. 

Dessa forma, os benefícios do armazenamento de objetos são diversos. Desde facilidade para fazer pesquisas até eficiência econômica estão entre as vantagens deste estilo de armazenar dados e informações.

Separamos alguns benefícios do armazenamento de objetos. Veja quais são: 

Escalabilidade ilimitada:

Projetados para escalabilidade horizontal, os sistemas de armazenamento de objetos permitem que você adicione mais capacidade ao seu pool de armazenamento à medida que seus requisitos crescem.

Durabilidade e resiliência:

Ao serem armazenados de forma redundante, replicando os dados automaticamente em vários locais, o armazenamento de objetos garante a durabilidade e a disponibilidade dos dados, mesmo em caso de falhas de hardware. 

Acessibilidade e gerenciamento fáceis:

Por terem metadados exclusivos, é possível controlar de forma separada o consumo, o custo e a segurança de cada carga de trabalho; além disso, como o acesso aos objetos é feito, em geral, pelos APIs (interfaces de programação de aplicativos), acontece a integração fácil em aplicativos e serviços.

Melhor custo-benefício:

É comum que soluções de armazenamento de objetos ofereçam uma estrutura de preços baseada no consumo, o que pode ser mais econômico do que outras opções de armazenamento tradicionais. Afinal, é mais econômico armazenar dados em um ambiente sem limitações de volume e de pesquisa. 

Afinal, qual é a melhor opção?

Atualmente, 80% dos dados gerados são do tipo não estruturados e a IDC calcula que até 2025 a quantidade de dados será cinco vezes maior que a de hoje. Isso quer dizer que as formas de armazenamento precisam evoluir para contemplar toda essa quantidade de informação. 

Assim, é preciso sempre ponderar sobre qual tipo de armazenamento de dados sua empresa precisa. Para tanto, é importante que você tenha em mente o desempenho que é esperado dos seus aplicativos, pois a forma de armazenamento pode influenciar na latência e na taxa de transferência. 

A política de durabilidade e replicação também é um fator importante, visto que a alta redundância pode garantir a segurança dos dados em situações adversas. Lembre-se, também, de explorar as ferramentas de gerenciamento oferecidas, para simplificar tarefas como monitoramento, ajuste de configurações e rastreamento de uso. 

Outro ponto importante de observação são as linguagens de programação e estruturas, que precisam ser a mesma, bem como a integração do sistema com outros serviços em nuvem que sejam utilizados na sua empresa. 

Por fim, mas não menos importante, faça a comparação dos modelos de preços, pois alguns provedores podem cobrar por armazenamento, transferência de dados e operações, o que pode afetar significativamente os custos. Na Brascloud, trabalhamos com valores muito competitivos em relação aos preços de mercado.

Além disso, por sermos uma empresa 100% nativa em nuvem, garantimos a segurança dos dados da sua empresa e você ainda conta com um suporte técnico 24x7. 

Conte com a escalabilidade, durabilidade e eficiência do armazenamento de objetos e tenha uma postura competitiva no mercado de trabalho. Gerenciar grandes volumes de informações de forma ágil e eficiente ajuda a otimizar o desempenho da sua empresa e da sua força de trabalho. Conte com a Brascloud para sua empresa crescer.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br