Vantagens da cloud computing na educação

imagem

16 Fevereiro 2023

imagem

As vantagens da cloud computing na educação vão desde a sala de aula com melhora na interação entre professores e alunos, e passa pela gestão escolar 

Com a tecnologia participando cada vez mais do nosso cotidiano, utilizá-la constantemente nas escolas é o futuro - bastante próximo - da educação. Até porque, a facilidade em acessar e armazenar dados, informações, documentos de forma remota e rapidamente acessível está cada vez mais comum. Por isso, existem diversas vantagens da cloud computing na educação.  

Isso porque a computação em nuvem vem ganhando espaço em pequenas, médias e grandes empresas. O que se aplica, também, às escolas.  

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada em setembro do ano passado, em 2021, 90% dos lares brasileiros tinham acesso à internet. Em termos absolutos, foram 5.8 milhões de domicílios a mais que em 2019. Isso significa que o desenvolvimento tecnológico e o acesso à Internet está cada vez mais presente no Brasil. Esses dados mostram, também, que o mundo está cada vez mais conectado. 

Ainda segundo a mesma pesquisa, pela primeira vez, mais pessoas utilizaram a Internet para conversar por chamadas de voz ou vídeo (95,7%) em comparação com o envio ou recebimento de mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos diferentes de e-mail (94,9%).  

>> Entenda mais sobre a computação em nuvem

https://brascloud.com.br/pt-br/blog/cloud-computing-por-onde-comecar 

>> Conheça a Nuvem Pública 

https://brascloud.com.br/pt-br/blog/por-que-usar-um-provedor-de-cloud-publica 

Você ainda duvida que o cloud computing só traz vantagens para a educação? Então acompanhe o artigo que preparamos. 

Dinamismo e agilidade

A educação é um dos pilares da sociedade e, assim como outros setores, precisa estar atenta e atualizada ao mercado de trabalho. Ora, se o estudante que está em período escolar tem acesso à Internet, logo ele sabe que o mundo tecnológico traz agilidades que podem ajudar na compreensão de uma matéria na escola, por exemplo. 

Esse benefício pode ser aplicado tanto para ele mesmo quanto para os professores que podem utilizar diversas ferramentas que dinamizam o aprendizado. 

No entanto, engana-se quem acredita que apenas alunos e professores ganham com uma tecnologia como a cloud computing na escola. 

Toda a gestão operacional da empresa tem a ganhar com a agilidade e a segurança que a computação em nuvem traz. 

Para a sala de aula

Pensando, primeiramente, na sala de aula, seja ela presencial ou remota, com a implantação do cloud computing na escola, o professor tem acesso a plataformas de conteúdo, aulas remotas com atividades que podem ser realizadas online, além de chats, trilhas e acompanhamento de desempenho dos estudantes. 

Se até pouco tempo atrás os alunos não podiam sequer encostar nos celulares, atualmente os professores podem envolvê-los em atividades controladas pelo quadro, mas que eles devem responder a partir dos seus smartphones, por exemplo. 

Este tipo de atividade, que traz a realidade do dia a dia para a sala de aula, engaja os estudantes e aumenta a interatividade entre eles e os professores, além de melhorar a didática do professor que se mostra atualizado com as novidades tecnológicas.   

Para além das interações entre estudantes e professores, depois que o profissional atualiza as informações dos alunos na plataforma da escola, a família do estudante consegue ficar a par do andamento das aulas, do comportamento do aluno e, até mesmo, do conteúdo que foi ministrado. 

Assim, a comunicação entre as partes fica mais transparente e sem ruídos, possibilitando que todos possam acompanhar o desenvolvimento pedagógico do aluno. 

Ao possibilitar o acesso a ferramentas educacionais remotas e este acompanhamento pedagógico, a cloud computing melhora a autonomia e a independência de estudantes e suas famílias, tornando-se fundamental nas metodologias ativas de aprendizagem. 

Mas não fica só na sala de aula

As vantagens em aplicar a computação em nuvem na escola se estendem, também, na gestão e administração da empresa. Desde criar uma planilha financeira e disponibilizar o acesso a ela para outras áreas da gestão escolar, até delegar funções com fluidez no processo de trabalho estão entre os benefícios em aplicar este sistema também na educação.  

O investimento na infraestrutura da informática também fica reduzido com a computação em nuvem. Por não precisar de hardwares, suportes, licenças e autorizações, que ficam a cargo da empresa fornecedora da nuvem, as melhorias tecnológicas ficam mais acessíveis. 

Outro ponto alto de considerar a cloud computing como sistema de gestão da escola está na sustentabilidade. Ao disponibilizar o acesso a documentos e atividades diretamente da tela do computador ou do celular, automaticamente aqueles diversos papéis que se produzem no dia a dia da escola não precisarão ser utilizados. Isso reduz diretamente a quantidade de lixo produzido nestes estabelecimentos.  

Vale lembrar, ainda, que apesar das facilidades de acessos a documentos, dados e informações, a segurança desses conteúdos está protegida devido às limitações de acesso que são possíveis de fazer, ao utilizar senhas específicas para cada setor ou pessoa, por exemplo. 

De forma relativamente simples é possível implementar o uso da cloud computing nas escolas e trazer vantagens de produtividade, agilidade e redução de custo essenciais para o dia a dia escolar. 

A Brascloud é uma empresa 100% brasileira, fornecedora de computação em nuvem. Por aqui, você tem autonomia para montar o pacote que mais atende a sua empresa e, ainda, conta com a escalabilidade e a flexibilidade ideais para o seu negócio. Conheça nossos planos

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br