VPS Windows ou Linux? Qual a melhor opção?

imagem

12 Setembro 2023

imagem

Você já sabe, mas não custa reforçar que atualmente, o mundo dos negócios está bastante focado nas demandas virtuais. Não por acaso, quando você empreende é necessário criar uma presença digital robusta. Dessa forma, uma das primeiras demandas que surge é fazer um site para divulgar a sua empresa. E é aí que entram em cena o VPS Linux ou o VPS Windows. 

Afinal, junto a essa demanda, podem surgir, também, várias dúvidas. Uma delas é decidir em qual servidor hospedar o seu site e todas as informações que você irá colocar por lá. Um Virtual Private Server - ou Servidor Privado Virtual, em português - é um tipo de servidor de hospedagem de sites e, entre os mais conhecidos, estão o Linux e o Windows. 

Custo, usabilidade, segurança, velocidade e desempenho são características que podem fazer a diferença na hora de decidir qual VPS utilizar. Mas, além disso, o seu conhecimento técnico também fará toda a diferença para esta decisão. 

Acompanhe este artigo e entenda as diferenças e os benefícios entre o VPS Linux e o VPS Windows, para tomar uma decisão que faça sentido para a realidade da sua empresa. 

Afinal, qual é a melhor opção?  

Conforme falamos há pouco, saber qual é a melhor opção entre VPS Linux ou VPS Windows vai depender do seu conhecimento em relação a ambas. Tecnicamente, os dois servidores são muito bem reconhecidos e suportam as atividades necessárias para o suporte e desenvolvimento da empresa. 

Existe uma diferença de preço, em geral o Linux costuma ser mais em conta, mas necessita de um conhecimento técnico mais aprofundado. Para que você tenha uma visão mais ampla, preparamos um exercício de prós e contras, abaixo.  

Linux VPS

 

Prós:

  • Custo: por ser código aberto e, em geral, não precisar de taxas de licenciamento, os serviços em hospedagem em Linux são uma ótima escolha para projetos com orçamento limitado, pois são mais econômicos. 
  • Estabilidade e Desempenho: com capacidade de gerenciar recursos de forma eficaz, o Linux é ideal para servidores web de alto tráfego, por ter muita estabilidade e eficiência.   
  • Variedade de Distribuições: Ubuntu, CentOS, Debian e uma variedade de distribuições no sistema Linux, para você escolher a que melhor atenda às necessidades do seu projeto. 
  • Flexibilidade e Personalização: preferências e requisitos específicos podem ser configurados na VPS Linux, pois o sistema é bastante flexível e de grande personalização.  
  • Segurança: o Secure Shell de Acesso (SSH) é uma das medidas de segurança que traz restrição de acesso de edição e segurança dos administradores que utilizam o VPS Linux, que é menos visado por hackers que o VPS Windows. 

 

Contras:

  • Curva de Aprendizado: o Linux tem comandos muito específicos e, para quem nunca teve contato com sistemas Unix, pode ser que tenha mais dificuldade para aprender a gerenciar o sistema. Nesse caso, é possível que você precise de uma equipe técnica por perto. 

 

Um destaque em relação ao VPS Linux é a sua compatibilidade. Por ser compatível com o painel de controle de hospedagem de sites mais usado no mundo, o cPanel, possibilita gerenciar servidor VPS, banco de dados, emails e usar FTP para transferências de arquivos. No entanto, pode acontecer de precisar de uma adaptação e/ou alternativas de código aberto, quando possível, para aplicativos ou softwares específicos. Aplicações desenvolvidas em PHP, Perl, Ruby, Python ou MySQL são as mais indicadas para o sistema. 

Windows VPS

 

Prós:

  • Interface Amigável: para quem não está familiarizado com a linha de comando, o VPS Windows pode ter uma interface mais familiar e amigável, o que vem a ser uma vantagem em relação ao uso diário do sistema. 
  • Suporte Técnico: por ter muitas empresas oferecendo suporte técnico para servidores Windows, a solução de possíveis problemas pode ser mais rápida . 

 

Contras:

  • Custo: em geral, servidores Windows têm uma taxa de licença associada, diferentemente do VPS Linux. 
  • Recursos: é possível que seja necessário uma VPS mais poderosa de Windows para conseguir o mesmo desempenho em comparação com o Linux, pois o VPS Windows pode ser mais intensivo em recursos. 
  • Menos Personalização: Pode parecer estranho, mas apesar das possibilidades de personalização do Windows, ainda assim, a flexibilidade e o controle que o Linux oferece são maiores. 

Também é necessário fazer um destaque em relação à compatibilidade do VPS Windows. Afinal, caso seja necessário executar aplicativos ou serviços que são exclusivamente baseados em Windows, uma VPS com Windows é a escolha óbvia. 

Isso inclui muitos aplicativos empresariais populares, específicas para Windows, como ASP.net, MySQL, C #, Desenvolvimento VB, MS Access e outros produtos Microsoft.

No entanto, o VPS Windows não oferece compatibilidade com o cPanel, por exemplo. Assim, é necessário optar por alternativas pagas de painel de controle, como o serviço de armazenamento em nuvem ou o painel de hospedagem.

Depende de você

É isso mesmo, a escolha entre uma VPS Windows ou Linux vai depender das necessidades específicas do seu projeto e do seu conhecimento técnico da plataforma. Se você e sua equipe ainda têm dúvidas sobre qual é o melhor caminho a seguir, então podem optar por fazer testes nos sistemas para, então, entender qual será o melhor VPS para o desenvolvimento da empresa e/ou projeto. 

Tenha em mente que, se a demanda for por um compatibilidade com software Windows, interface amigável e suporte técnico dedicado, o VPS Windows pode ser a melhor escolha, apesar do custo adicional. Por outro lado, se a busca é por economia, estabilidade, desempenho e flexibilidade, o Linux é uma opção sólida. 

Seja como for, conte com o time de especialistas da Braslcoud para fazer um estudo mais atento e avaliar cuidadosamente as necessidades e recursos necessários. Assim, você e sua equipe podem fazer a escolha certa e garantir um ambiente de hospedagem que atenda às suas expectativas e necessidades.

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br