5 Dicas para Economizar com o TI de sua Empresa

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Investir em TI, é necessário, faz parte da rotina da sua empresa e do controle de informações que a mesma necessita ter. Esse é um investimento necessário no seu negócio atualmente, pois sem um bom serviço de TI, seja ele terceirizado ou interno, a sua empresa praticamente não vai para frente.

Além disso, segundo Gartner, a previsão é que em 2020 os gastos com TI no Brasil vão passar por um aumento de 2,5% em relação a 2019, totalizando US$64 Bilhões em 2020.

Diante disso, vamos te passar algumas dicas valiosas para você realmente economizar com TI a partir de agora mesmo.

1# Automatize tarefas que são simples

Você pode reduzir os custos de TI da sua empresa, por simplesmente simplificar as suas tarefas e de seus colaboradores investindo em softwares e sistemas que atendam a sua demanda. Investir em ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos da Empresa), automatiza muito mais as tarefas na sua empresa. 

Você pode centralizar todas as informações em um sistema ERP, integrado a nuvem,  dessa forma, seu histórico de atividades, rotinas internas de todos os setores e outras informações se tornam mais acessíveis em menos tempo.

É importante também, otimizar a produtividade, o aumento da produtividade com certeza é uma das maiores preocupações de todos os empresários, não é mesmo? Você pode optar por ferramentas adequadas que deixem seu dia mais objetivo e produtivo, você pode, por exemplo, utilizar o skype ou o Discord para facilitar a comunicação interna.

Dessa forma sobra mais tempo para dedicação nas tarefas que realmente são improtantes, você economiza tempo no processo, sem deixar a qualidade do mesmo cair.

2# Terceirize para Economizar com TI

Terceirizar o TI da sua empresa, pode te ajudar a reduzir muito os custos da sua empresa, e é bom você começar a pensar nisso. Dessa forma, você não terá a necessidade de ter alguém full time na sua empresa, cuidando apenas do TI da empresa, contratando um serviço de TI terceirizado, você pode chamar, sempre que tiver algum problema ou necessitar de alguma atualização, ou manutenção.

Os planos de Outsourcing, que traduzido livremente, significa fonte externa, geralmente são bem flexíveis, podendo você investir de acordo com a demanda da sua empresa.

Além de reduzir custos, terceirizar, também deixa você e seus colaboradores mais disponíveis para funções e tarefas que antes não tinham tanto tempo. Seus resultados podem melhorar consideravelmente simplesmente por esse tipo de mudança.

3# Acabe com os Softwares desnecessários 

Pode ser que você tenha na sua empresa algumas licenças de softwares que você nem utiliza mais ou talvez, nem lembre que ele ainda esta ativo.

E geralmente essas licenças têm um custo muito alto, sugiro que você faça uma revisão nessas licenças para evitar gastos desnecessários. Além disso, é importante você ficar atento a possíveis problemas de licenciamentos dispendiosos, que podem surgir a partir da virtualização.

As vezes também é importante colocar na ponta do lápis e analisar se aquele software realmente é importante para a sua empresa e o atual momento dela, será que ele não está ultrapassado atualmente?

Economizando com esses softwares pouco o nunca utilizados, você pode investir em outras áreas da empresa ou utilizar esse investimento na automatização das suas tarefas, citados no ponto 1 de nosso artigo, ajudando muito a economizar com TI.

4# Invista em Hardwares de sua confiança

Você pode até pensar que investir em hardware não possa te ajudar a economizar, mas já vou te explicar como funciona.

Investindo em hardwares mais novos e atuais,  você economiza muito com energia também, hardwares antigos tendem a consumir bem mais, e se colocarmos os datas centers nessa conta, o gasto aumenta muito mais.

Imagine só, às vezes você tem 10 computadores na sua empresa, com hardwares mais antigos, você pode investir em um novo com um hardware de alta performance e atendendo as suas necessidades e economizar muita energia dessa forma.

5# Computação na nuvem te Ajuda a Economizar com TI

Investir em cloud computing (computação na nuvem), te dá a possibilidade de ter uma boa redução de custos também.

A alta flexibilidade desse tipo de serviço, te permite que você tenha um custo muito baixo em relação a outras tecnologias, nesse caso você só paga pelo que utiliza. É importante nesse caso, você escolher um plano que atenda as suas necessidades de performance e processamento, além de claro ver a possibilidade de ter um backup dos dados da sua empresa na nuvem.

Além disso, você não vai mais precisar ter alguém para cuidar dos dados da sua empresa, ou se preocupar com HDs externos, ou pen drivers para armazenar seus dados.

Você passa a contar com um serviço de suporte que vai te atender em todas as suas dúvidas, manutenções ou atualizações necessárias. Como você viu, reduzir os custos com TI na sua empresa, apesar de não ser uma tarefa fácil, é possível, caso você siga esses cinco passos, pode vir a ter uma boa economia a longo prazo.

Caso tenha ficado alguma dúvida em relação a algum dos pontos citados em nosso artigo, fique a vontade para chamar a Brascloud, para um bate-papo, estamos te esperando.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br