5 Exemplos de computação em nuvem

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Cloud computing virou um termo muito comum no meio empresarial e hoje vamos trazer 5 exemplos serviços em computação em nuvem que vão te mostrar que esse serviço pode estar além da sua empresa, a computação em nuvem está presente na sua rotina diária.

A computação em nuvem, aliás é um serviço que vem ganhando destaque no mercado da tecnologia, visto que as vantagens de utilização deste serviço são enormes, se você pensa na evolução da sua empresa, é bom procurar uma empresa que ofereça esse tipo de serviço.

Como principais vantagens de realizar uma migração dos seus dados para a nuvem, está a flexibilização e possibilidade de escalar seus investimentos, você paga o que usar, e se sua demanda está crescendo, seu plano pode aumentar de acordo, caso você necessite diminuir o plano, também tem essa opção.

No artigo de hoje, vamos dar alguns exemplos bem comuns sobre computação em nuvem, alguns tenho certeza que você até utiliza, e nem sabia.

Tipos de nuvem existentes no mercado

Existem três principais tipos de nuvem, dependendo das suas necessidades você pode escolher entre um e outro.

Nuvem pública: esse é o método mais utilizado nas empresas atualmente, esse modelo é adequado a utilização de softwares como serviços (SaaS) e dessa forma permitir a ampliação de armazenamento.

O provedor nesse caso utiliza a internet para tornar recursos acessíveis  para todos os seus clientes, claro que cada um com seus acessos individuais.

Este também possui o melhor custo benefício do mercado, com preços excelentes. Isso se deve, pois os custos de hardware, aplicativos e largura de banda são cobertos pelo provedor.A empresa que contrata esse tipo de nuvem paga somente pelo que utiliza.

Os principais benefícios desse tipo de nuvem são: escabilidade infinita, disponibilidade, recursos sob demanda, confiabilidade, pois vai contar com diversos servidores disponíveis.

Nuvem privada: esse tipo de nuvem foi criada para atender necessidades de um único negócio. Caso você tenha filiais, esse modelo de nuvem pode ser implementada internamente para  estas filias também.

Esse tipo de nuvem é super indicada para empresas que lidam com dados sensíveis e extremamente sigilosos, como transações financeiras.

Esse modelo oferece todas as vantagens da nuvem pública, como flexibilidade e escabilidade, monitoramento e muito mais.

A principal diferença nesse tipo de nuvem, é que não vai ser dividida entre outras empresas.

Benefícios importantes: maior nível de confiabilidade, controle totalmente interno dos servidores e recursos, além da possibilidade de utilizar os recursos legados para manter a própria nuvem.

Nuvem hibrida: esse tipo de nuvem mescla os dois modelos anteriores, nesse caso visando extrair o melhor desses dois modelos de nuvem.

O foco é desempenhar funções distintas dentro de uma empresa, se a nuvem pública vai te dar opções de escabilidade infinitas, a privada vai te dar um maior controle sobre dados extremamente sensíveis, logo esse conjunto consegue atender demandas variadas dentro da sua empresa.

Agora que você já entende um pouco sobre os tipos de cloud computing, vamos aos exemplos de computação em nuvem.

Exemplos de computação em nuvem

Reunimos aqui, alguns exemplos de computação em nuvem, bem comuns, aliás, para te mostrar como o cloud computing é um serviço extremamente importante e pode ajudar muito a elevar o nível da sua empresa.

1# Google

O Google utiliza a computação em nuvem para armazenar seus dados, quando você busca por algo na internet, carrega uma imagem e tudo mais, saiba que esses dados foram carregados através da nuvem.

Além disso, o Google tem seu próprio serviço de computação na nuvem, como o Google Drive, que talvez você já tenha até utilizado em outras oportunidades, nesse caso esse serviço é gratuito, porém com muitas limitações.

2# Spotify

Devido à alta demanda de usuários, o Spotify foi outro que migrou seus dados para a nuvem em 2016. Com isso a empresa economizou um bom dinheiro, visto que um dos principais motivos da migração, teria sido os altos custos que a empresa estava tendo com a armazenagem de seus dados em data center's espalhados pelo mundo.

3# Netflix

Também em 2016, a Netflix  migrou 100% dos seus dados para a nuvem, esse processo durou cerca de sete anos, porém trouxe benefícios excelentes para que você possa ter visualização rápida dos conteúdos disponíveis pelo aplicativo, como a empresa cresceu muito, e rápido, esse já foi um processo de antecipação para poder manter a qualidade dos seus serviços.

exemplos de computação em nuvem

 

4# Uber

A Uber, podemos dizer que veio na mesma linha da Netflix, como teve um crescimento muito grande em pouco empo, a demanda cresceu muito e a estratégia da empresa foi migrar os dados para a nuvem para conseguir atender todo esse público da melhor forma possível.

5# Airbnb

Esse um exemplo de computação em nuvem que já surgiu com os dados migrados no cloud compunting. A Airbnb nunca teve seus dados armazenados por conta própria, esse tipo de empresa que já nasce no meio da nuvem é chamada de born on the cloud.

Bom, esses são exemplos de computação em nuvem, bem práticos, e tenho certeza que pelo menos um desses você já ouviu falar ou até mesmo utiliza com certa frequência. Podemos ver também, que empresas fortes no cenário econômico migraram seus dados ou até mesmo já nasceram na nuvem.

Caso você pense em crescimento, ou talvez já esteja necessitando aumentar suas infraestruturas, que tal falar com a Brascloud? Podemos te indicar o melhor plano de nuvem para a sua empresa, lembrando que você paga pelo que utiliza, bom como falamos as vantagens são infinitas, que tal mudar para o futuro a partir de agora?

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br