A "Transformação Digital" está 100% na execução! - Parte 2

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Já deve ter acontecido com você em sua empresa: você teve uma ideia brilhante, mas por uma série de fatores não conseguiu executá-la. Outra empresa teve a mesma ideia (ou até mesmo a roubou de você!) e a executou, e faturou milhões. Injusto? Infelizmente, não. Como citamos no post anterior, Steve Jobs uma vez disse: "para mim, as ideias não valem nada a menos que sejam executadas. Eles são apenas um multiplicador. A execução vale milhões."

E por que então temos tanta dificuldade em fazer com que nossas empresas executem todas essas milhares de ideias? O que nos impede de progredir para a transformação digital? O que a TI tem de responsabilidade?

Prejudicado pelo legado

Um relatório recente publicado pela Avanade sobre transformação digital no setor bancário descobriu que os tomadores de decisão de TI estão gastando até 19% de seus orçamentos anuais de TI gerenciando e mantendo sistemas de TI legados, algo que eles dizem que os impede de se concentrar em projetos inovadores projetados para impulsionar os negócios.

A quantidade de recursos atualmente alocados para atualizar e manter o status quo representa uma barreira significativa à inovação. Modernizar sua TI é, portanto, um primeiro passo crítico para qualquer empresa que queira executar uma verdadeira transformação digital (e que ponto melhor para começar se não deixar de lado os altos investimentos com servidores e partir para o cloud computing?).

Mas o fato é que, mesmo chegando a esse ponto na jornada, muitas vezes o legado se revela um desafio insuperável para as organizações. No entanto, isso é apenas parte do desafio. O tipo de pensamento ousado requerido na transformação digital prospera em um ambiente de execução flexível.

No entanto, a estrutura de muitas organizações de grande porte tende a repousar em processos rigidamente definidos, cadeias de comando e comunicação em cascata. A resultante falta de flexibilidade está frequentemente em desacordo com a velocidade de execução que a verdadeira transformação digital exige. A mentalidade "tente coisas, falhe rápido", que caracteriza a abordagem de muitas das histórias de sucesso digital de hoje defendidas por startups, continua sendo um conceito estranho em muitas grandes organizações altamente estruturadas.

Mudanças incrementais ou iterativas no status quo são muito mais fáceis de aprovar, porque elas seguem o processo estabelecido. Enquanto isso, boas ideias são diluídas até o ponto em que não mais cumprem a visão estratégica original.

Falta de habilidades de entrega

Mesmo quando as ideias disruptivas abrem caminho através dessas camadas do processo, para muitas organizações a capacidade de entregar é, com frequência retida pela falta de recursos internos e estruturas capazes de levar esses projetos adiante.

A transformação digital bem-sucedida depende do acesso a um grupo de pessoas criativas com habilidades altamente especializadas e altamente procuradas. Seria irracional e impraticável para a padaria da esquina, o corretor de seguros ou a concessionária de veículos ter esse tipo de especialista disponível em seu time.

E, além disso, mesmo que essas organizações pudessem atrair esse tipo de recurso para se unir a elas permanentemente, poderiam realmente mantê-las motivadas ou ocupadas a longo prazo.

Criando o ambiente certo

A execução bem-sucedida de projetos de transformação digital depende da flexibilidade de execução em velocidade. Como a maioria das grandes organizações simplesmente não está estruturada para acomodar esse tipo de abordagem, elas precisam procurar maneiras de criar essa flexibilidade por meio de outros canais.

As empresas em quase todos os setores estão cada vez mais buscando terceiros para fornecer o mix de agilidade e recursos altamente especializados de que precisam para criar novas experiências digitais para seus clientes.

Em resposta a essa demanda, existem empresas como como a Avanade que estão adotando uma abordagem personalizada, criando estúdios digitais dedicados, onde designers experientes, cientistas de dados, estrategistas digitais e desenvolvedores são reunidos em um ambiente em que os clientes podem explorar para testar, testar e desenvolver serviços digitais de uma forma muito ágil. Se a sua empresa tem condições de criar um ambiente assim internamente, basta você dar um pulo no coworking mais próximo e entender a dinâmica de trabalho que esses empreendedores têm.

Esse é o ambiente que você precisa ter se você quer SER digital.

Mesmo gênios visionários têm ajuda

É tentador atribuir grande inovação disruptiva a um único momento "eureka", do qual tudo de repente se encaixa.

Poucos contestariam a posição de Steve Jobs como um dos principais visionários do século passado, mas ele também tinha alguns outros ases na manga. Ele não apenas não estava limitado pela necessidade de manter uma infraestrutura de legado caro, mas também reconheceu a importância da tentativa e erro na busca por um ótimo produto. Finalmente, ele tinha uma incrível equipe de especialistas em torno dele para executar essa visão.

À medida que as empresas olharem para um futuro definido pelo digital, elas farão bem em garantir que sua visão tenha o mesmo ecossistema de suporte em vigor.

Vários são os "nós" a desatar para implementação da transformação digital

No próximo post vamos elucidar aspectos da segurança, privacidade e contingência para ambientes digitais. Siga a Brascloud para desvendar um pouco a jornada digital que o espera.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br