Armazenamento em nuvem

imagem

24 Agosto 2022

imagem

O armazenamento em nuvem é um item fundamental para qualquer empresa e para qualquer pessoa poder ter em suas mãos recursos computacionais sem a necessidade de ter serviços especiais de TI para resolver falhas, gastando pouco e potencializando as ações dentro do negócio.

Ela pode ser usada para cuidar de diferentes áreas da empresa e pode ser divididas em 3 tipos: nuvem pública, nuvem privada e nuvem híbrida.

O que é armazenamento em nuvem?

Primeiro, a nuvem é um lugar para o armazenamento de arquivos na internet, podem ser divididos em pastas com fotos, vídeos e documentos na internet. Elas não precisam de um dispositivo fixo e podem ser acessados quando e de onde quiser (desde que tenha internet), através do celular, tablet ou computador.

O armazenamento em nuvem oferece mais disponibilidade e segurança, ao contrário dos dispositivos físicos, que podem sofrer danos ou serem roubados, fornecendo pouca proteção aos usuários. Tudo fica bem guardado na web, sem ocupar espaço na memória dos seus dispositivos mais leves.

Conheça os planos da Brascloud 

Como o armazenamento em nuvem funciona?

O armazenamento em nuvem é obtido por um fornecedor externo que cuida do armazenamento físico de dados para internet com custo que variam conforme o uso. Os fornecedores cuidam da capacidade, segurança e retomada dentro da disponibilidade de dados para aplicativos espalhados por todo o mundo.

Os aplicativos conseguem acessar o armazenamento na nuvem usando protocolos para armazenamento de informações tradicional ou usando API. Alguns fornecedores prestam serviços que ajudam a cuidar, fazer o gerenciamento, proteção e análise de grande fluxo de dados.

Custo/benefício

Usando o armazenamento em nuvem, não é necessário comprar um hardware ou abastecer o armazenamento. Você ou sua empresa podem colocar ou retirar a capacidade da demanda, mudar de forma rápida o desempenho e a retenção e pagar só pelo armazenamento usado.. Além disso, os dados podem ser transferidos para camadas com custo mais baixo para fornecer mais economia.

Armazenamento necessário

O armazenamento em nuvem ajuda o departamento de TI a dispor a quantidade certa para o armazenamento necessário para determinado determinado momento ou espaço. Dessa forma a TI pode se preocupar apenas com problemas mais sérios nos aplicativos.

Gerenciamento

O armazenamento em nuvem deixa as informações necessárias concentradas para usos futuros. As ações importantes de gerenciamento podem ser executadas sem problemas.

Tipos de armazenamento físico

Existem 3 tipos de armazenamento físico de armazenamento em nuvem: armazenamento de objetos, armazenamento de arquivos e armazenamento de blocos.

Objetos

Os aplicativos criados na nuvem possuem grande escalabilidade e flexibilidade das informações dos metadados para o armazenamento de objetos. Ele é útil para importar data stores, backup ou arquivamento.

Arquivos

Alguns aplicativos precisam de um sistema para acessar arquivos compartilhados e é usado com servidores NAS. São indicados para grandes depósitos de conteúdo, locais para desenvolvimento, armazenamentos de mídia, etc.

Blocos

Aplicativos de bancos de dados ou de sistemas ERP, devem ser feitos através do armazenamento dedicado. Esse armazenamento é parecido com o armazenamento DAS ou com o SAN.

Qual armazenamento escolher?

Existem 3 tipos de armazenamento em nuvem: armazenamento em nuvem pública, nuvem privada e nuvem híbrida. Na hora de escolher qual a melhor forma de armazenamento para sua empresa, é preciso se informar sobre como funciona cada um deles.

Assim, é possível fazer uma análise sobre qual se encaixa com o perfil da empresa e com melhor segurança e custo-benefício.

Requisitos

É importante ter o conhecimento de que as informações mais importantes estão seguras e disponíveis. É importante considerar os requisitos fundamentais como a durabilidade, pois os dados precisam ser armazenados de forma repetitiva e em diferente instalações com seus respectivos dispositivos.

Outro fator importante é a sua disponibilidade, pois os dados precisam ser acessados quando for preciso. O melhor tipo de armazenamento é o que oferece equilíbrio entre os tempos de recuperação e de custo.

A segurança é o grande item fundamental, sendo importante que os dados sejam criptografados, com permissões e controles de acesso conforme o local de armazenamento.

Benefícios

Independente do tipo de nuvem, as empresas potencializam o nível de segurança e privacidade de informações para que falhas nos computadores de trabalho não atrapalhe o serviço corporativo.

Os testes de software são mais precisos e ajudam na criação de produtos compatíveis com diferentes dispositivos. Eles podem ser analisados em diferentes setores operacionais e potencializando a quantidade de dados disponíveis para encontrar problemas.

A nuvem foi se tornando um elemento obrigatório para as empresas que querem maior flexibilidade, melhor atuação com escalabilidade operacional e competitividade.

A computação na nuvem impacta os processos operacionais e serviços, valorizando o portfólio da empresa e tornando a cadeia operacional mais competitiva com melhoria geral na performance do negócio.

Para uma empresa, o uso de armazenamento em nuvem é vital para um bom desenvolvimento com flexibilidade, para melhor posição dentro do mercado competitivo empresarial.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br