Backup em servidor VPS: Minha empresa deve fazer?

Tempo de leitura: 6 minutos

Nos dias atuais, é importante a gente fazer backup de tudo, tenho certeza que você fez o backup do seu WhatsApp a pouco tempo para não perder seus dados. Fazer um backup em servidor VPS é a mesma coisa e tem muita importância dentro da sua empresa, visto que com certeza você tem dados que não quer perder de forma alguma.

Por isso, vem a importância de manter seu backup sempre atualizado, para que você não corra o risco de perder nenhuma informação da sua própria empresa ou dos seus clientes. Aliás, antigamente esse era um problema que acontecia com mais frequência já que as empresas não faziam investimentos em sistemas de armazenamento em nuvem.

Backup de servidor VPS

Atualmente, as pequenas, médias e grandes empresas têm focado em armazenar seus dados na nuvem, um dos principais motivos para que começassem a utilizar esse tipo de serviço, é o cuidado com os dados, hoje em dia os ataques de hackers tem virado notícia mundo afora e se tornado bem mais comum, logo é importante ter um backup sempre atualizado dos dados da sua empresa e dos seus clientes também.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre a importância do backup na nuvem, e as principais vantagens de aplicação.

Tipos de armazenamento em nuvem

Antes de falarmos sobre o backup em servidor VPS, vamos te explicar um pouco os principais tipos de nuvem que temos hoje.

A computação em nuvem é um serviço que permite ao usuário acessar de forma remota os dados da sua empresa, podemos citar três principais serviços de armazenamento em nuvem:

Nuvem pública

O serviço de nuvem pública é o mais utilizado atualmente.

Nesse caso você compartilha os mesmos dispositivos de hardware, de armazenamento, processamento e de rede com outras pessoas que locaram o mesmo serviço.

Você pode acessar e gerenciar sua conta pelo celular ou notebook de qualquer lugar que esteja, por esse motivo  o backup em servidor VPS é muito vantajoso, pois seus dados estão super seguros.

Backup de servidor VPS

Nesse tipo de nuvem, o usuário não necessita fazer manutenção ou atualização no sistema, sendo este de responsabilidade total da empresa contratada,

As principais vantagens da nuvem pública são: redução de custos, não precisa fazer manutenção por conta própria, possibilidade de escalar seu investimento de acordo com a sua necessidade e a garantia de segurança.

Nuvem privada

Uma nuvem privada é utilizada apenas por uma empresa ou instituição, todos os recursos são apenas para essa empresa, sendo o uso exclusivo da mesma. Nesse caso a nuvem privada pode estar localizada fisicamente na sua própria empresa ou em uma empresa terceirizada de serviços de nuvem como a Brascloud.

As principais vantagens nesse caso é oportunidade de alta flexibilidade, uma segurança mais aprimorada e uma alta escalabilidade.

Nuvem Híbrida 

Esse modelo de nuvem pode se chamar de junção de nuvem privada e nuvem pública, permitindo que quem opte por esse modelo de sistema aproveite as principais vantagens de ambas as opções. Na nuvem híbrida dados e aplicativos podem ser movidos entre nuvens públicas e privadas, oferecendo dessa forma uma maior flexibilidade além de mais opções de implantações.

Você pode deixar os dados mais importantes da empresa, como relatórios financeiros na nuvem privada e dados que necessitam de um nível de segurança mais baixo, como e-mails na nuvem pública.

As vantagens de se ter uma nuvem híbrida são, a flexibilidade, facilidade entre uma nuvem e outra.

O Backup em servidor VPS é uma forma eficaz de segurança

Fazer o backup em servidor VPS é uma forma extremamente eficaz de garantir a segurança dos dados da sua empresa. E isso se deve pelo rigoroso cuidado das empresas prestadoras de serviço de cloud computing, visto que precisam armazenar dados de diversos clientes.

Tenha em mente que a segurança de seus dados é fundamental e fazer o backup em servidor VPS é de extrema importância para a sua empresa.

A segurança dos dados fica a cargo da prestadora de serviços contratada, as empresas que trabalham com nuvem tem na maioria das vezes sistemas de segurança muito rígidos com softwares e sistemas de segurança de alto desempenho.

Além de claro trabalhar com backup em servidor VPS sempre que houver necessidade, garantido a segurança ainda maior dos dados da sua empresa.

Qual a diferença entre backup em servidor VPS e armazenamento

É de extrema importância que você entenda que backup e armazenamento são coisas totalmente diferentes, até pelo fato de ter que tomar muito cuidado na hora de definir sua política de backup, para direcionar cada cópia para o local correto.

Backup de servidor VPS

Primeiro vamos  ao sistema de armazenamento, podemos defini-lo como um sistema para armazenar dados e salvar dados diariamente, nesse caso pode ser feito através de servidores ou mesmo um simples HD externo, aliás, é nele que a empresa envia os dados para o backup.

Nesse caso é importante manter um controle de acesso para esses armazenamentos, porque com certeza você guarda dados muito importantes. É interessante ter esses arquivos com fácil acesso também, para evitar maiores problemas quando forem solicitados por algum cliente ou caso você precise analisar algo também.

Agora falando do sistema de backup em servidor VPS, podemos defini-lo como uma ferramenta que é utilizada para criar cópias dos dados, arquivos e sistemas das empresas.

Esses sistemas possuem uma rotina de monitoramento constante, com regras de segurança muito rígidas. Por meio desses processos, que tem o papel de garantir a integridade do backup, as empresas que fazem esse tipo de serviço garantem que essas cópias criadas estejam disponíveis e sem problemas de dados corrompidos.

O backup em servidor VPS constante é necessário

Fazer um backup na nuvem é extremamente importante para a sua empresa, imagine se acontece uma falha no seu sistema e você fica sem ter o que fazer, isso pode se tornar uma situação bem desconfortável.

Por isso quando você faz o backup dos seus dados na nuvem, você pode restaurar seus dados de forma muito rápida e restabelecer a normalidade do sistema da sua empresa.

Para que isso aconteça da melhor forma, é importante manter esse backup sempre atualizado com as últimas atualizações e informações. Pois quando você restaurar esse backup vai ter todos os dados antigos disponíveis.

Agora que você entendeu como funciona um backup em servidor VPS, que tal conversar conosco a respeito disso? A Brascloud é especialista neste tipo de serviço e com certeza podemos te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *