Banco de dados na nuvem

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Guardar dados nas nuvens pode exercer um grande impacto no funcionamento da empresa. O mundo digital mudou a forma de trabalhar, por isso, as empresas precisam estar em sintonia com as mudanças no ramo empresarial. Vamos entender então a importância do banco de dados na nuvem.

Servidor de dados na nuvem

Os servidores guardam os seus dados nas nuvens, através do conjunto de computadores compartilhados e interligados na internet, permitindo um grande processamento de informações que estão fragmentadas entre datas centers.

Com o armazenamento feito pelo servidor, aplicativos, arquivos e dados na nuvem, não é necessário fazer a instalação ou guardar no computador ou servidor próximo. As suas coisas estarão gravadas e armazenadas na internet. Os dados nas nuvens ficam armazenados em um local físico que pertencem a um servidor que foi contratado. 

Banco de dados nas nuvens

A computação na nuvem é um conjunto de camadas que armazenam e permitem o acesso aos dados e sistemas pela internet. A TI não fica alocada internamente dentro de uma empresa que utiliza a infraestrutura de um servidor de rede com gigantes data centers. Ela permite que as empresas usem uma infraestrutura remota, como um serviço.

No lugar da instalação de máquinas e softwares na empresa, tudo é feito de forma virtual, pagando só pelo que foi utilizado de acordo com o que foi pré estabelecido. Os Bancos de dados nas nuvens oferecem esse tipo de serviço, fazendo a entrega do software de banco de dados como um serviço, guardando a parte física no data center do provedor.

Para ser considerado um Banco de dados nas nuvens há requisitos que precisam ser verificados para se ter a certeza. O serviço precisa funcionar para os usuários sob uma demanda, sem precisar da instalação ou configuração de um hardware ou software, sendo utilizado de forma totalmente virtual.

Ele precisa ser pago com uma assinatura de um acordo estabelecido para a capacidade de armazenamento, processamento, gerenciamento, etc. O provedor gerencia o serviço, sem exigência para manter, atualizar, ou administrar os dados nas nuvens.

Benefícios de banco de dados nas nuvens

Diminuição de custos

As empresas com dados nas nuvens podem economizar em investimentos importantes com a compra de capacidade do banco de dados de acordo com o que é preciso durante o processo. Com a manutenção feita pelo fornecedor, não há a necessidade prestadores de serviços ou manter vários profissionais internos de TI dentro do trabalho operacional. Assim eles podem focar nas atividades mais estratégicas para o negócio.

Agilidade

O tempo para fazer uma instalação, updates e para atualizações diminui ao ser feito automaticamente.

Escalabilidade

Com o crescimento da empresa, é possível aumentar e desenvolver a capacidade de desempenho do banco de dados, sem a necessidade de parar na hora de atividades para o funcionamento da empresa.

Segurança

As atividades de backup, recuperação, timing, otimização, patching, modernização, etc., são cuidadas pelo provedor, de acordo com o contrato, de forma automática e previamente comunicada.

Não investir em hardware

Muitas empresas, não devem investir na compra de hardware, porque o custo é alto demais. Os serviços de armazenamento podem cuidar do sistema e acompanhar as mudanças da demanda.

Maior produtividade

O uso da nuvem otimiza os processos e melhoram a produtividade com o uso de IaaS. Dessa forma, o desenvolvimento com a implantação de aplicações fica mais rápidas. O gerenciamento é automatizado e a equipe de TI consegue atuar de forma mais produtiva ao focar só nas operações de missão mais importantes.

Data centers

Os data centers estão por todos os cantos do mundo, protegidos com um resistente nível de segurança digital e física. Eles se conectam através da internet e transmite as informações para diferentes servidores de uma rede bem guardadas e seguras. A comunicação entre os dados nas nuvens acontece com a utilização de dispositivos conectadas à internet.

Quando o usuário se conecta a um serviço, o computador consegue entrar por uma porta com um protocolo para utilizar o servidor. Isso acontece com a utilização de login, senha e criptografia para proteger as informações de pessoas estranhas.

As informações transmitidas são fragmentadas para proteger as informações de uma possível invasão, sendo que a divisão pode não ocorrer em um mesmo data center. O desenvolvimento digital não pode ser parado e as mudanças causadas pela transformação tecnológicas que mudam a vida e amplia o seu espaço que fica cada vez maior e se firma em todos os setores da economia.

O armazenamento de dados nas nuvens transformou as formas como todas as transações comerciais são feitas. Todas as pessoas precisam seguir o fluxo de informações tecnológicas disseminadas.

Não estar na nuvem impede o fortalecimento diante do mundo competitivo que enfrentamos diariamente. Todos os setores precisam se modernizar através das diferentes formas de organização, sem prejudicar a característica da empresa e se reorganizando para estar de acordo com a tendência econômica atual.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br