Cloud Computing - Do que se trata?

imagem

24 Agosto 2022

imagem

A cloud computing, ou computação em nuvem, há muito tempo deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade tanto no ambiente corporativo como no dia a dia das pessoas fora de seu ambiente de trabalho. A chegada da cloud computing, aliás, revolucionou a forma como armazenamos documentos. Saem de cena servidores e dispositivos físicos para entrar em cena serviços que permitem guardar documentos, fotos, vídeos e o que mais desejar em servidores armazenados em nuvem.

Esses ambientes estão localizados fora de um computador localizado em uma empresa ou residência, e podem ser acessados via internet. Mas, apesar de ser um tema que está muito em voga, o cloud computing ainda é um tema confuso, seja para empresários ou mesmo para quem usa o sistema em seu dia a dia.

Esse é o seu caso? Tem pensado em aderir ao cloud computing em seu negócio, mas não compreende os riscos envolvidos no negócio? Gostaria de saber se é realmente vantajoso antes de investir? Então esse texto é para você. Aqui contaremos o que é preciso saber para compreender o fenômeno da computação em nuvem e como ele pode ajudar a dinamizar o seu negócio.

Cloud computing: o que é?

Para entender o que é cloud computing e como esse conceito pode ajudar a melhorar os seus negócios, é fundamental compreender esse instrumento e como ele pode ser implementado, considerando que cada empresa tem suas peculiaridades. A computação em nuvem é, resumidamente, um mecanismo para o armazenamento e compartilhamento de dados, sejam arquivos em texto, imagens ou vídeo via internet. Para que esse compartilhamento seja feito são utilizadas plataformas.

Estas plataformas permite aos usuários que acessem os dados salvos em rede, independente do local em que esteja. Embora possam ser acessados de qualquer lugar e em qualquer horário, as empresas ou pessoas que farão essa consulta precisam estar conectadas à internet. Caso seja necessário compartilhar os dados com terceiros, o acesso pode ser autorizado de duas maneiras.

Uma delas é concedendo acesso direto à ferramenta que hospeda o acesso em nuvem, utilizando para isso um login e senha fornecidos pelo administrador. Em segunda maneira, a obtenção desses dados é conseguia via link, enviado por e-mail. Esse endereço eletrônico dá acesso aos arquivos desejados sem que seja preciso informar os dados acima.

Por que adotar a cloud computing em sua empresa?

A computação em nuvem já é uma realidade. Gigantes da tecnologia mundial, como Apple, Microsoft e Amazon enxergaram o potencial dessa ferramenta e a incluíram em seus produtos. Isso prova sua eficácia. Mas, se você ainda está em dúvida se deve ou não aderir ao cloud computing, confira algumas razões que separamos para mostrar que ela é, sim, extremamente útil para você.

Melhor uso dos equipamentos

Quando se adere à computação em nuvem, um dos primeiros segmentos da empresa que se beneficia com a nova tecnologia é o uso dos equipamentos da empresa. Mais exatamente a memória dos computadores que compõem sua rede interna. Essa melhoria de memória é propiciada porque todos os dados cruciais para o andamento do negócio, como arquivos, propostas, contratos ou planos são salvos em um servidor externo, aliviando as máquinas da sobrecarga com esses materiais.

Conexão à internet

As barreiras físicas podem, em alguns casos, atrapalhar o andamento do seu negócio, já que todas as pessoas precisariam estar em um mesmo ambiente para consultar seus arquivos. Mas, quando você usa a tecnologia em nuvem para armazenar esses documentos, tudo pode ser verificado independente do local em que você esteja, mesmo em outros países ou cidades.

E, de acordo com a configuração que você adotar, o pessoal autorizado pode, também, acessar os documentos inclusive quando estejam fora da internet, tornando esse controle ainda mais simples e eficiente.

Mobilidade

Já havíamos citado esse ponto rapidamente no tópico anterior, mas ele é tão importante que merece um espaço só para si. As barreiras físicas, que existem quando você salva tudo em uma rede interna que só pode ser acessado no ambiente em que trabalha, desaparecem quando a cloud computing entra em cena.

Aqui, é preciso apenas ter um login e senha, para ter acesso à plataforma de armazenamento e localizar todos os arquivos, ou mesmo acrescentar outros à rede da empresa, esteja você na mesma cidade, em outro estado ou mesmo em um país diferente.

Precauções com o uso da cloud computing

Embora seja uma tecnologia com diversos pontos positivos, é necessário tomar algumas precauções para que o uso desta tecnologia não se torne uma dor de cabeça para a sua empresa. É importante ficar atento, por exemplo, ao preço que adoção do serviço pode ter, já que é necessário contratar um servidor para armazenar as informações. Esse custo pode aumentar caso o volume de informações armazenadas seja muito grande. Além disso, é fundamental ter um acesso à internet de qualidade, já que tudo é enviado ou recebido online.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br