Entenda como o Cloud Computing pode Influenciar Nosso Dia a Dia

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Gerenciamento, armazenamento de sistemas... Hoje, quase tudo, é feito na nuvem. Nela, podem ser acessados aplicativos, serviços e dados armazenados em segurança. A nuvem é infinita e, portanto, não é preciso se preocupar com sua capacidade. E, tudo o que precisa é de um aparelho conectado à internet.

O que é Cloud Computing ou Computação na Nuvem?

O Cloud computing ou computação em nuvem está por toda parte, seja nas redes sociais, streaming ou música, etc, vem de aplicativos na nuvem.

Guardar arquivos na nuvem, em grande parte, é uma opção segura, pois não se tem uma referência física da localização das informações, evitando que as mesmas sejam violadas. Os dados podem ser acessados de qualquer lugar ou horário, mesmo que estejam armazenados a quilômetros.

O fato de não estarem em um local fixo permite que várias pessoas, em diferentes lugares, possam acessar e interagir com o que está armazenado, através do acesso autorizado. A atualização e processamento ocorrem em tempo real, assim, como os backups. Entretanto, essa ferramenta só é possível por conta da criação e popularização da internet.

Desenvolvida durante a década de 60 para fins militares, acabou ganhando popularidade no início dos anos 90. Com o surgimento da World Wide Web, ou www, em 1991 e do browser Mosaic, dois anos depois, a visualização de páginas de texto com gráficos se tornou acessível a todos, impulsionando a criação dos primeiros websites corporativos para empresas de computação e tecnologia.

No final da década mesma década, surgiu o cloud computing que conhecemos hoje. 

Negócios

Com o cloud computing as empresas podem reduzir os investimentos de infraestrutura, com a necessidade de um número menor de especialistas que não estão ligados ao negócio com flexibilidade no crescimento. A nuvem constrói e distribui informações através de forma colaborativa de diversas pessoas. O uso do sistema faz a integração entre as diferentes áreas de uma empresa com mais eficiência.

Ela ajuda a cortar gastos com servidores físicos quebrados ou sem utilidade, ajudando no investimento em outras áreas. Tudo na nuvem é contratado como um serviço que vai desde softwares básicos a infraestruturas completas de TI.

A empresa paga somente pelo que é usado, sem maiores gastos adicionais, permitindo uma implantação mais fácil, independentemente do tamanho da empresa. Um armazenamento na nuvem ajuda a ter mais segurança, pois ao não fazer o armazenamento físico na empresa, você impede o aparecimento de problemas relacionados com um servidor físico.

Os dados ficarão mais protegidos e mais fáceis de serem recuperados. Algumas técnicas de nuvem podem fazer backups automáticos e de forma criptografada. Dessa forma, quando aparecer um problema em um servidor, os usuários são automaticamente redirecionados para uma cópia em outro ponto.

Muitos benefícios

Pague só pelo que usa: Ter que comprar a licença de uma versão mais atualizada de um software importante para a empresa ou mudar os servidores antigos por mais modernos. Com a nuvem, esses gastos são por conta do fornecedor com as últimas atualizações de programas e hardware a disposição para usar, sem preocupação com isso.

Necessidade: Ao contrário de outras estratégias de TI, ela não fica voltada a um só tipo de empresa. Ele funciona de forma eficiente tanto em pequenas quanto em grandes empresas, devido a flexibilidade da cloud computing. É possível dobrar o processo durante os altos períodos de pico ou diminuir durante os períodos mais fracos de rentabilidade.

Apenas o que usar: Nos sistemas de cloud computing vendidos como serviços, você paga apenas pela quantidade de armazenamento e processamento usados. Você não precisa gastar com equipamento ou espaço que não vai utilizar. A nuvem sempre irá adaptar-se ao seu negócio.

Acesso em qualquer lugar:  Você não precisa estar em um local determinado para conseguir ter o acesso sobre as informações necessárias. A cloud computing permite que todos os dados fiquem acessíveis na internet através de qualquer aparelho ligado à rede. Isso permite grande flexibilidade para todas as áreas dos negócios da empresa.

Centralização: Com todos os softwares dentro da nuvem, é mais criar um sistema integrado, que possa se relacionar e transmitir as informações necessárias para que a empresa desempenhe corretamente as funções.

Recuperação de dados: Ter cópias de segurança com qualidade é algo extremamente importante para que possa utilizá-las nos momentos mais difíceis. Os serviços de cloud computing, normalmente, estão bem mais preparados do que um armazenamento feito dentro da empresa. E, quando aparecer algum problema em um dos data centers, o acesso pela rede é redirecionado automaticamente para outro, com tudo funcionando sem grandes prejuízos.

Tempo real: Os sistemas na nuvem são automatizados com eles também armazenam várias métricas sobre os serviços usados. são dados fundamentais para criar as estratégias da empresa, sendo a base na possibilidade de alterações na rota e mentalidade, com uma melhora em todos os setores da empresa.

Mobilidade: Com o cloud computing, a empresa pode ampliar a mobilidade operacional e melhorar o trabalho estratégico de acordo com as demandas de clientes em diferentes cenários. Ainda ficou com dúvidas com relação a segurança dos serviços de Cloud Computing?

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br