Cloud Computing no Setor da Saúde: Como Essa Tecnologia Pode Ajudar

imagem

24 Agosto 2022

imagem

O Cloud computing no setor da saúde tem se tornado cada vez mais comum nos últimos anos, havendo a necessidade de tudo ser rápido nos dias atuais, essa tecnologia oferece diversas vantagens para esse setor que armazena milhões de dados em seus sistemas.

Vendo essas necessidades que o setor da saúde demonstra, o armazenamento de dados dos pacientes e também das próprias unidades de saúde na nuvem podem facilitar muito o dia a dia deste setor.

Vamos te mostrar como o cloud computing pode impactar o setor da saúde e caso você ainda não conheça essa tecnologia vamos explicar um pouco como ela funciona também.

Definição de Cloud Computing

Cloud computing é um ambiente virtual, onde principalmente empresas, pessoas e claro hospitais e clinicas médicas, podem hospedar os seus dados, informações e sistemas.

Armazenando os dados na nuvem, você passa a ter acesso em qualquer computador conectado a internet ou um link compartilhado, lembrando que você precisar ter acesso aos mesmos, com login e senha.

Você como gestor ou empresário, pode também definir os níveis de acesso de cada usuário, permitindo o que cada um possa visualizar especificamente, tendo assim um maior controle.

Investindo em cloud computing no setor da saúde, você deixa a necessidade de gastar seu dinheiro com estrutura física para trás e também torna sua rotina diária muito mais prática e rápida também, vamos explicar por que nos próximos tópicos.

Vantagens da utilização do cloud computing no setor da saúde

Migrar os dados do físico para o cloud computing, pode oferecer várias vantagens para quem adotar essa tecnologia.

Caso você tenha um sistema mais antigo e armazene os dados dos seus pacientes em um armário, por exemplo. Está correndo o risco de um dia poder perder esses arquivos e ter que pegar tudo de novo.

Além de claro ta facilidade em ter os dados dos pacientes em qualquer unidade de saúde, havendo apenas a necessidade de uma conexão de internet e um computador, é necessário também você ter o link compartilhado ou login e senha para acesso.

Maior segurança dos dados dos pacientes

Clínicas e hospitais trabalham com informações pessoais extremamente sigilosas e individuais de cada paciente. Garantir a segurança desses dados e informações e principalmente assegurar que esses dados não vão vazar para pessoas indevidas deve ser prioridade no meio da saúde.

O investimento em cloud computing no setor da saúde, ajuda a manter essas informações e dados muito mais seguros do que se você armazenasse os dados dos pacientes em armários, por exemplo.

O alto investimento por parte das prestadoras de serviço de cloud computing em softwares de criptografia e segurança garantem esse alto nível de segurança dos dados.

Com certeza os dados estão muito mais seguros caso você escolha investir em cloud computing na sua clínica ou até mesmo em um hospital, que atende diversas pessoas diariamente. É importante ressaltar também, que pelo alto nível de flexibilidade na nuvem, você pode aumentar o nível de segurança de informações específicas. 

Quando você investe em nuvem, investimento, segurança, processamento, armazenamento, tudo é bem flexível, podendo você investir de acordo com suas necessidades e prioridades.

Cloud Computing no Setor da Saúde Melhora a assistência aos pacientes

Quando você utiliza cloud computing no setor da saúde, traz mais praticidade para o seu dia a dia. O cloud computing torna mais acessível os dados de cada paciente de forma remota. 

Médicos, enfermeiros e recepcionistas tem acesso mais rápido aos dados dos pacientes, além de claro ter os dados mais atualizados possíveis.

Como esse sistema está sempre online, o atendimento ao paciente se torna muito mais rápido e confortável, em uma situação de urgência ou emergência, por exemplo, o atendimento e coleta dos dados pode ser realizado bem mais rápido.

Alta Oportunidade Escabilidade 

Além de ter acesso aos dados e informações dos pacientes de forma mais rápida e acessível, tem também a necessidade de armazenar exames, imagens, tomografias. Esses arquivos tendem a ser grandes e há a necessidade de uma boa capacidade de armazenamento.

Cloud computing no setor da saúde é altamente escalável, caso você tenha um volume muito grande desses tipos de arquivos, investe de acordo com essa necessidade.

Caso você não tenha tantos exames para aquivar também, pode optar por um plano mais simples, podendo aumentar ou diminuir de acordo com a demanda da sua clínica, ou hospital. 

O melhor de tudo é que você só paga pelo que utiliza, não havendo a necessidade de se amarrar em grandes planos de TI, sem possibilidades de escabilidade, no cloud computing, a flexibilidade é uma das principais vantagens da adoção desta tecnologia.

Redução drástica de custos a longo tempo 

No momento em que um hospital, clinica ou consultório decide migrar os seus dados e de seus pacientes para a nuvem, não se tem mais a necessidade de investir em estrutura física, nem em técnicos especializados para fazer manutenções e atualizações em seus sistemas.

A empresa que presta esse tipo de serviços é que fica responsável por todas as atualizações e também pela manutenção, caso a mesma se faça necessária.  Se for o caso de você ter um ambiente preparado para um data center, você passa a liberar esse espaço para outras atividades, além de claro ter uma grande economia de energia.

Bom, agora que você já está ciente de como funciona o cloud computing e como essa tecnologia pode melhorar os serviços de hospitais, clinicas e consultórios, que tal saber um pocuco mais sobre esse serviço?

A Brascloud pode te indicar o melhor plano para você, temos um time de consultores prontos para lhe atender, é só nos chamar.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br