Cloud computing para pequenas empresas vale a pena?

Tempo de leitura: 5 minutos

Cloud computing para pequenas empresas pode ser uma excelente alternativa se você pensa em crescer um dia.Os benefícios da migração dos dados da sua empresa para a nuvem são muito grandes, além de garantir muito mais a segurança de seus dados e de seus clientes,  sua empresa pode vir a economizar um valor absurdo com o tempo, investindo em cloud computing.

Por esses motivos, é fácil entender porque o cloud computing para pequenas empresas têm crescido tanto nos últimos anos e com certeza você vai querer saber mais sobre isso.

Vamos te mostrar neste artigo, um pouco sobre as principais vantagens da migração de dados para a nuvem e se realmente vale a pena uma pequena empresa investir nessa tecnologia, fique atento e anote suas principais dúvidas.

Primeiramente vamos te explicar como funciona e  a definição dessa tecnologia.

Definição de cloud computing

A primeira pergunta que geralmente as pessoas têm, é do que se trata o cloud computing. Associamos esse termo ao serviço de computação na nuvem e é uma tecnologia que só cresce ano após ano no nosso país e ao redor do mundo.

Bom, podemos definir a cloud computing como uma forma de armazenamento e compartilhamento de arquivos ou de sistemas através da internet.

 

As empresas que prestam esse tipo de serviço possuem uma estrutura completa para que possa oferecer esse tipo de serviço, a brascloud, por exemplo tem um data center próprio no Brasil, completo e com um sistema de segurança de alta performance para atender seus clientes da melhor forma possível.

Caso você opte por levar suas informações para a nuvem, você não vai estar mais preso a um local físico. Podendo acessar todos os seus dados através da internet, sendo essa a única exigência para você ter acesso aos seus dados, além de claro ser um usuário certificado com login e senha para realizar  tal ação.

O cloud computing para pequenas empresas se tornou fundamental para crescer

Falando em tecnologia, se você pensa em crescer a sua empresa nos próximos anos o cloud computing é uma ferramenta que vai te ajudar nessa jornada.

Hoje em dia as empresas dependem muito de tecnologia da informação para evoluírem, independente do seu tamanho ou segmento.

Para crescer, e ter uma garantia maior da segurança dos dados da sua empresa e da sua cartela de clientes, armazenar os seus dados na nuvem é a melhor opção.

Além de maior segurança, quando expandir seu negócio é importante ter seus dados salvos com um backup, para que caso ocorra algum problema com o arquivo original, seus dados não sejam perdidos totalmente.

Além dessas, vamos te mostrar mais alguns motivos que podem te convencer a fazer um investimento em cloud computing.

O que podemos fazer migrando os dados para a nuvem

Investimentos de Cloud computing para pequenas empresas é com certeza uma ótima escolha para o seu negócio.

Quando você migra os dados da sua empresa para um servidor na nuvem, pode todos os seus documentos, arquivos, sistemas, backups, fotos. Toda essa parte, entre outros você pode mover para a nuvem sem quaisquer problemas.

cloud computing para pequenas empresas

Dessa forma você tem acesso a esses arquivos sem os mesmos ocuparem espaço em seus HDs externos, pen driver e outros, por exemplo.

Além de ter a possibilidade de ter um backup salvo na nuvem, caso seu pacote de cloud computing tenha também essa agregada.

Você pode até estar armazenando pequenos arquivos na nuvem e nem estar ciente disso. Caso você utilize o Google drive, por exemplo, já esta no mercado que mais cresce nos últimos anos.

Lembrando que ferramentas ou versões gratuitas como o Google drive, são mais simples e atendem funções mais simples. Caso você queira crescer a sua empresa, o interessante é terceirizar esse tipo de serviço com uma empresa de cloud computing.

Principais vantagens de levar o seu negócio para o cloud computing

Como já mostramos, os benefícios de migrar para o cloud computing são enormes, vamos te mostrar os principais motivos que podem te fazer adotar o cloud computing na sua empresa.

Redução de custos

Investimentos em Cloud computing para pequenas empresas, pode se tornar uma boa redução de custos com o passar do ano.

Como você vai contratar uma empresa para realizar a migração dos seus dados, eles também ficam encarregados das possíveis manutenções e atualizações necessárias em todos os equipamentos.

Nesse caso, não precisa contratar alguém para fazer isso para você, por exemplo, essa parte operacional é toda realizada pela empresa.

Mobilidade

Como seus arquivos vão estar hospedados na nuvem, você pode acessar de onde quiser (tendo permissão para fazer isso). Imagine que surgiu uma reunião externa de última hora e você precisa de um arquivo específico.

cloud computing para pequenas empresas

Se você não tiver seus dados armazenados na nuvem, terá que voltar na empresa para pegar esse arquivo. Se o mesmo estivesse armazenado na nuvem, você só precisaria de um computador ou celular para acessar seus dados.

Planos Flexíveis 

Pensando em cloud computing para pequenas empresas, com certeza é importante você poder escalar seus investimentos, para não gastar mais do que devia.

Uma das vantagens dos planos de cloud computing, é a alta flexibilidade que a ferramenta oferece. Caso você necessite de mais espaço ou de uma maior capacidade de processamento, pode alterar seu plano e pagar só pelo que utilizar.

Caso você queira diminuir seus planos, tem essa opção também, ficando a empresa contratante bem livre para pagar o seu plano conforme o seu uso.

Com certeza apostar em cloud computing para pequenas empresas é uma ótima opção, depois de ler esse artigo, com certeza você tirou suas principais dúvidas a respeito do assunto.

Caso você tenha anotado algo, e não tenha entendido, a Brascloud conta com uma equipe de consultores especializadas para te atender e direcionar você para a melhor opção, não exite em nos contacta.

Leitura recomendada: Segurança dos dados da empresa, a nuvem é realmente confiável?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *