Cloud computing vantagens e desvantagens

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Na atualidade, as pessoas estão sempre com pressa, sendo que, antes, nós podíamos esperar e trabalhar com mais tranquilidade para conseguir alcançar os nossos objetivos.

Nos dias de hoje temos pressa e precisamos de tudo mais rápido. E, é por isso, que a tecnologia vem se desenvolvendo e se aprimorando para tornar tudo mais prático e fácil para todos.

Hoje temos muitas facilidades que mudaram a nossa forma de interação pessoal e profissional. Os meios tecnológicos proporcionam formas que ajudam de forma natural o nosso dia a dia. A cloud computing ou computador de nuvem é um deles. Ele ajuda a salvar arquivos online, sem ocupar espaço nos nossos dispositivos pessoais e profissionais.

O nosso tópico aqui será: cloud computing vantagens e desvantagens, onde falaremos sobre o armazenamento na nuvem. Mas, antes, de chegar ao cloud computing vantagens e desvantagens, vamos fazer algumas definições. 

O que é cloud computing?

Nós temos produzimos cada vez mais arquivos, sejam de textos para trabalho ou escola, vídeos, fotos, etc. É, aí que vem a questão: onde salvar os arquivos? Bom, foi para isso que o cloud computing foi criado. Com ele, é mais prático salvar e acessar estes arquivos.

O desenvolvimento tecnológico ajuda a salvar cada vez mais dados em pequenas formas de mídias. Foram sendo criados os CDs, pen-drives e HDs externos. A computação em nuvem ou cloud computing é o termo usado para o armazenamento e compartilhamento de arquivos da internet.

Ele considera o uso da memória, capacidade de armazenamento e cálculo de computadores com servidores divididos e ligados por meio da Internet. Entre outras palavras são plataformas que permitem que usuários acessem informações armazenadas, na hora em que quiser em um espaço que faça conexão com a internet. Isso é porque um servidor fica interligado a outros, melhorando recursos para o desempenho em determinadas tarefas.

Compartilhamento

Dentro do cloud computing, podemos destacar o compartilhamento de dados que dependendo da forma como é usado pode ser uma vantagem ou desvantagem.

Ele pode ocorrer em um acesso direto tanto através da ferramenta de nuvem escolhida, quanto pelo envio de link que permite o acesso aos arquivos. Existem empresas que possuem suas próprias ferramentas de armazenamento em nuvem, como o Google, por exemplo, que retém e transmite informações por todo o mundo. As empresas que precisam de uma ferramenta específica devem contratar um servidor, que faça um serviço personalizado.

Como o cloud computing funciona?

Todos os arquivos salvos na nuvem ficam armazenados em diferentes servidores espalhados pelo mundo. Os dados são divididos em arquivos menores que são distribuídos por servidores remotos que proporcionam uma melhor segurança dos dados.

Os  serviços de armazenamento na nuvem podem ser gratuitos ou pagos, feitos por empresas especializadas e por grandes empresas globais. Tudo depende da demanda do cliente e quantidade de gigabytes usados.

Cloud computing vantagens e desvantagens: Vantagens

A primeira coisa a dizer é que no cloud computing a segurança de dados é maior no local do provedor do que dentro da própria empresa, principalmente os ISO entre outros de padrões importantes.

Um provedor cloud computing possui os melhores recursos para cuidar de qualquer ameaças à segurança dos dados, que ficam sempre disponíveis. Nesse artigo, mostraremos as coisas boas e ruins da nuvem.

Servidor e dispositivos livres

Todos e quaisquer arquivos com dados e demais informações são armazenados em um servidor externo. Isso permite que a memória dos servidores internos ou computador, notebook, celular, tablet, etc, fique cheia.

Ferramentas offline

É preciso ter acesso à internet para usar as ferramentas da nuvem, mas boa parte delas permitem que o usuário consiga acessar os dados e informações salvas, estando offline. Só é necessário que os arquivos sejam salvos offline, também.

Compatibilidade

O fato do processamento de dados é feito na nuvem, o usuário não tem que se preocupar com possíveis problemas de compatibilidade entre o hardware ou o software e a segurança.

Confiança

No armazenamento em nuvem, o acesso e processamento de dados não é responsabilidade de um só servidor. São vários servidores que possuem os dados, de forma fragmentada para possíveis falhas no serviço.

Armazenamento ilimitado

Não motivos para se preocupar com o espaço em que fica os dados, pois na nuvem, o armazenamento é ilimitado.

Cloud computing vantagens e desvantagens: Desvantagens

Dependência

Para conseguir acessar os dados da nuvem, você precisa de conexão com a internet.

Recuperação

O armazenamento em nuvem é bem confiável, mas um erro sempre é possível. Se o armazenamento para de funcionar, todos os dados podem ser perdidos.

Preço

Todas as atividades feitas pela empresa tem um valor dentro do orçamento. Na computação em nuvem é preciso contratar um servidor para fazer as configurações especializadas para a sua empresa. Para isso, é importante ficar de olho no orçamento.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br