Saiba tudo sobre Cloud Server

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Estamos na era onde smartphones, tablets e notebooks são parte fundamental de nosso dia a dia. Com o crescimento da quantidade de pessoas conectadas na internet, novas tendências no armazenamento de dados foram aparecendo, destacando-se os cloud servers.

Cloud servers podem ser definidos como sistemas compartilhados, com usabilidade fundamental para quem trabalha com uma grande quantidade de informações digitais.

Encontramos hoje, uma infinidade de sistemas de armazenamento em nuvem, tanto pagas quanto gratuitas, entretanto, existem pontos positivos e negativos relacionados a popularização desses serviços. Um dos pontos negativos mais falados é com relação a segurança das informações armazenadas e a manutenção da privacidade dos usuários.       

O que é Cloud Server?

O cloud server ou servidor em nuvem é uma infraestrutura física ou virtual que armazena e faz o processamento de informações e aplicativos.

Ele utiliza várias máquinas que fazem um sistema interligado. Os recursos podem ser escalados para maior performance e desempenho na hora de executar tarefas. Ele surge através de um software de virtualização que divide o servidor físico em vários servidores virtuais. O modelo de infraestrutura processa cargas de trabalho e armazena informações. As funções do servidor virtual são acessadas por via on-line.

Recursos: O cloud server permite o processo de cargas de trabalho intensas com o armazenamento de alto volume de informações. Os serviços são automatizados e acessados de acordo com a demanda de uma API. É possível escolher um plano de hospedagem compartilhado pode ser adequado conforme as necessidades.

A infraestrutura pode ser física, virtual ou os dois de acordo como o uso e recursos de um servidor on-premises. O cloud server tem diversos hardwares, processadores, HDs, RAMs, etc, atuando juntos, com o uso da capacidade total de forma coletiva. Ao contratar o cloud server não é preciso pagar por mais do que utilizará.

Como funciona?

Os servidores da nuvem processam todas as aplicações presentes no espaço que utilizam, de uma só vez, toda a capacidade. Todos os servidores do processo estão atuando além da capacidade com a utilização e de outros servidores ajudando na performance deles.

Existe pelo menos um servidor reserva fazendo a operação para que, caso ocorra algum problema com um dos outros servidores físicos, o reserva será ativado de forma automática. Já os cloud server que apresentarem problemas são transferidos para um servidor físico reserva, cuidando da disponibilidade do sistema. Empresas de qualquer tamanho podem usar a computação em nuvem.

Melhores cloud server gratuitos

Amazon CloudDrive: A Amazon possui um cloud server gratuito que garante 5GB para um espaço inicial para o usuário que faz o seu cadastro no Amazon CloudDrive. Ao contrário de outros servidores gratuitos, ele não fornece uma outra opção para aumento do espaço por indicação. Para ter mais espaço, o usuário precisa comprar um novo plano de armazenamento.

Google Drive: O Google Drive é um dos primeiros sistemas de armazenamento de arquivos em nuvem e possui uma altíssima quantidade de usuários. Cada novo usuário recebe 15GB de espaço para diversos usos, como para o uso do Google Docs e outros documentos. Ele, também, não beneficia o usuário com espaço extra por tarefas ou indicações. A única maneira de ter mais espaço é comprando um plano.

Dropbox: O Dropbox é um dos servidores mais populares no país, também, sendo um dos pioneiros no armazenamento em nuvem. Ele permite o compartilhamento de documentos de uma nuvem para de outro usuário. O Dropbox é considerado um dos melhores em termo de serviço prestado, com segurança ao arquivar e guardar arquivos. A versão gratuita básica do Dropbox é de, inicialmente 2GB de espaço para armazenamento. Porém, o usuário pode ganhar mais espaço para armazenamento ao fazer a indicação de amigos, ou respondendo a questionários de feedback.

OneDrive: Antes conhecido com SkyDrive, ele pertence a Microsoft e foi criado em uma época de expansão de sistemas de compartilhamento gratuitos. O OneDrive é gratuito e oferece ao novo usuário 5GB de espaço inicial. Ele pode aumentar com indicações feitas, conseguindo mais 500MB por pessoa indicada com o limite máximo de 5GB de espaço bônus gratuito. Mas, é possível, também, ganhar mais 3GB adicionais ao ligar o envio de imagens da sua câmera com a conta OneDrive. Com o plano do OneDrive, ainda pode comprar o plano de 1TB vendido pelo servidor OneDrive.

Outras opções de servidores gratuitos

Copy: https://www.copy.com/

JustCloud: http://www.justcloud.com/

Mega: https://mega.co.nz/

Box: https://www.box.com

Wuala: http://www.wuala.com/

Cubby: https://www.cubby.com/

MediaFire: https://www.mediafire.com/

Syncplicity: https://www.syncplicity.com/

Há muitas empresas começando a investir no cloud server, sendo possível que em breve, as empresas cada vez mais espaços gratuitos para conquistar clientes e divulgar o servidor.

Optar pelo armazenamento gratuitos é bom para quem quer ter um bom serviço de armazenamento em nuvem sem desembolsar algum dinheiro. Ele pode cuidar das suas necessidades básicas. Mas, se precisa de mais espaço de armazenamento, é melhor contratar um dos planos pagos.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br