Cloud Storage pode ser a Tecnologia que Falta para a sua Empresa Crescer

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Cloud Storage, pode ser que você não conheça por esse nome, mas com certeza já ouviu falar em armazenamento de dados em nuvem, ou cloud computing e saiba que essa tenologia pode mudar muito o patamar da sua empresa.

A tecnologia de cloud computing que, por sinal, já vem sendo utilizada por diversas empresas do Brasil e do mundo, porém alguns empresários ainda têm um pouco de receio de utilizar esse modelo de tecnologia.

Vamos te explicar o conceito de cloud storage e as principais vantagens de trazer essa tecnologia para a sua empresa nos próximos anos.

Qual a definição de Cloud Storage?

Cloud storage ou armazenamento de dados em nuvem, é uma tenologia de armazenamento de dados, arquivos e sistemas online. Podemos definir cloud storage, ao pé da letra, em ?armazenamento na nuvem?, a qual se refere a um certo espaço online que é disponibilizado por provedores de recursos de cloud computing.

cloud storage

Dessa forma você pode manter todos os dados da sua empresa ou dos seus clientes na nuvem, facilitando muito seus processos internos e também externos, pois tendo acesso à internet você consegue acessar esses dados de qualquer lugar do mundo, caso seja um usuário certificado pelo sistema.

As vantagens de adotar a cloud storage para a sua empresa são muito grandes, você pode ter uma economia muito grande a longo prazo, sem contar a segurança que é consideravelmente melhor.

Além de tudo isso, a cloud storage é ponto super importante para as revoluções digitais que estamos passando no momento, sendo uma excelente forma de proteger mais os seus dados pessoais ou da sua empresa em uma época em que nossos dados são super valiosos e exigem um cuidado especial.

Funcionamento do Cloud Storage

Nos dias atuais, talvez a forma mais simples e se trabalhar com armazenamento de dados em nuvem, é quando você opta por migrar os seus dados, arquivos e pastas com todos os dados do seu servidor, dispositivos, aplicativos e computador. Geralmente, esses são os principais dados a serem migrados criando um ambiente virtualizado para você e quem tiver acesso.

Esses arquivos que você passa a ter acesso, apenas necessitando de acesso à internet, se tornam uma poderosa arma de backup, garantindo um segundo acesso aos seus dados, caso os originais sofram alguma pane, ou sejam perdidos por algum motivo específico. Você pode escalonar esse ambiente, caso necessite de maior capacidade de processamento ou armazenamento, podendo também reduzir o ambiente quando bem entender.

Essa talvez seja uma das principais vantagens de se investir em cloud storage, é uma tecnologia muito flexível, e geralmente as empresas prestadoras de serviço desse ramo acompanham essa flexibilidade.

Vantagens de adotar o Cloud Storage na empresa

Caso você ainda não tenha migrado seus dados para a nuvem ainda, acredito que você tenha seus arquivos armazenados apenas em dispositivos físicos, como computadores, HDs externos ou pendrive.

Trabalhando dessa forma, você pode correr o risco de perder seus arquivos em alguma oportunidade específica. Isso pode acontecer caso seus dados se corrompam ou algum desses dispositivos queime e você não tenha um backup desses arquivos.

Quando você tem esses dados na nuvem, as vantagens são enormes e as principais são, uma segurança muito maior em relação a armazenar em dispositivos físicos.

Como dito anteriormente, em casos de utilização de dispositivos físicos a chance de ocorrer algum problema é bem maior do que se você tivesse armazenado seus dados na nuvem.

Redução de Custos operacionais na sua empresa

Migrando seus dados para  nuvem, você elimina a necessidade de investir em equipamentos físicos, como servidores, HDs externos e outros.

Além de claro, não precisar mais investir em profissionais especializados para manusear esses equipamentos, fazer atualizações ou instalar alguma aplicação.

Na nuvem, você consegue também ter um plano bastante flexível para a sua empresa, você paga apenas pelo que utiliza.  Geralmente as empresas que oferecem cloud storage, oferecem modelos de assinatura em que você contrata um plano de acordo com as necessidades da sua empresa, permitindo que você tenha um serviço personalizado e flexível de acordo com a sua necessidade de performance.

Podemos destacar também, a economia que você vai ter liberando o espaço físico que hoje é ocupado por servidores e etc, vai te polpar energia e não vai mais precisar acomodar equipamentos de TI.

Segurança dos seus dados aumentam consideravelmente 

Quando você opta por migrar seus dados para a nuvem, você tem seus arquivos protegidos por criptografia, que é um sistema que codifica os dados, e claro softwares de segurança poderosos, para garantir a total segurança de seus dados.

Dependendo do seu plano contratado, você pode ter um backup para armazenar seus dados, garantindo assim uma cópia de segurança, caso ocorra algum problema com os arquivos originais.

Como as estruturas de cloud computing são geralmente muito modernas e atualizas com o que há de novas tecnologias no mercado, é quase impossível que seus dados não estejam 100% disponíveis em todos os momentos.

Cloud storage te traz mais mobilidade

Você investindo nessa tecnologia pode ter acesso aos seus dados ou de seus clientes em qualquer lugar. Havendo a necessidade apenas de conexão com a internet e um dispositivo para acesso, como um notebook ou celular.

Lembrando que você precisa de login e senha para acessar o sistema e ter acesso a todos os dados, você pode limitar também o nível de acesso de cada colaborados se assim quiser.

Bom, depois de entende rum pouco sobre cloud storage, caso você tenha ficado com alguma dúvida ainda, os consultores da Brascloud estão aqui para ajudar ocê no que for preciso, entre em contato conosco.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br