Afinal, a computação em nuvem é realmente segura?

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Você deve ter notado que está ficando cada vez mais raro comprar um programa de computador em uma mídia física, e instalá-lo através de um drive de CD/DVD. Na verdade, está cada dia mais raro PCs e Notebooks até mesmo virem com um drive desses. Até mesmo na internet, a maioria dos instaladores que você baixa não instalam o programa inteiro em sua máquina. Em vez disso, eles permitem acesso a uma versão que é armazenada em cloud e só então, baixando arquivos da internet, a instalação é concluída.

Na computação em nuvem, os usuários também armazenam dados diretamente pela Internet, em vez de em computadores e servidores em sua empresa. Cada usuário acessa um site ou portal com uma senha segura para acessar programas, dados ou redes, permitindo que eles tenham acesso de qualquer lugar usando qualquer dispositivo habilitado para internet.

Quais são as vantagens da nuvem?

Usar software e armazenar dados na nuvem é flexível e econômico, pois suas despesas podem se adaptar ao seu negócio. Em vez de comprar várias cópias de um programa para cada um de seus funcionários ou máquinas, você compra licenças de acesso com base nas necessidades do usuário.

Isso é muito bom em empresas e segmentos com mão de obra flexível ou com rotatividade constante de colaboradores, onde isso pode resultar em uma grande economia. Como cada funcionário faz login e já sai usando o software, os custos de instalação e a solução de problemas são mínimos, reduzindo despesas e melhorando a produtividade.

Além disso, você não precisa atualizar ou corrigir programas constantemente, pois sempre tem acesso às versões mais atualizadas. Em um sistema baseado em nuvem, cada parte de seus dados é armazenada na nuvem em tempo real.

Todos na sua organização têm acesso aos dados atualizados, o que os ajuda a permanecer eficientes e produtivos, trabalhando em conformidade de versão. Além disso, o uso de programas e armazenamento baseados em nuvem protege você contra perda e destruição de dados.

Como os seus computadores e outros dispositivos de internet são basicamente apenas portais de acesso, se eles são perdidos, comprometidos, corrompidos ou danificados de alguma outra forma, seus programas e dados permanecem completamente seguros e intactos.

Quais são os riscos da nuvem?

O maior risco da nuvem é a segurança. Em uma rede comercial fechada, como uma VPN, é praticamente impossível obter acesso a dados sem estar fisicamente presente em seu local e ter as permissões ou os códigos de acesso apropriados.

Como o software baseado em nuvem é acessível através da Internet e mantido por terceiros, é mais vulnerável a ataques de hackers ou interceptação, seja durante o processo de transmissão (quando os programas estão em uso) ou acessando os dados armazenados. Algumas empresas hesitam em adotá-lo por esse motivo, temendo que dados confidenciais possam estar em risco.

No entanto, existem maneiras de reduzir esse risco para que você possa aproveitar com segurança os benefícios da computação baseada em nuvem. Uma das maneiras de reduzir significativamente qualquer risco potencial é implementar protocolos simples de segurança. Mas o que fazer para aproveitar todas as vantagens da computação em nuvem sem que haja risco nos dados? Não perca nossos próximos posts!

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br