Computação em nuvem - O que é?

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Apontada como uma tendência ou mesmo algo utópico e que demoraria muito para pegar, a computação em nuvem deixou de ser um sonho para se tornar parte de nossa realidade.

E-mails, arquivos, fotos, vídeos, músicas. Hoje em dia não precisamos mais andar com pendrives, CDs ou outras mídias de armazenamento. Tudo é salvo em nuvem.

Apesar de falarmos o tempo todo da computação em nuvem, muita gente não sabe exatamente do que se trata esse conceito. É o seu caso? Também ouve falar o tempo todo dessa forma de armazenamento, mas não entende seu funcionamento?

Então esse texto é para você. Preparamos um guia para lhe explicar tudo sobre o novo armazenamento e como aproveitar o máximo de cada um deles.

O que é a computação em nuvem?

A computação em nuvem, ou cloud computing, é uma tecnologia onde é possível acessar arquivos ou executar inúmeras tarefas via internet, sem a necessidade de instalar aplicativos ou programas em seu computador para que possa trabalhar ou estudar.

Isso significa que todas as informações que você precisa acessar deixam de ser salvos no seu computador para serem abrigados em uma rede, que pode ser consultada de qualquer lugar e a qualquer hora, algumas vezes até mesmo usando tablets ou smartphones.

Serviços que funcionam em nuvem

A computação em nuvem não só já é uma realidade como foi adotada por diversas gigantes da tecnologia, oferecendo serviços que fazem parte do nosso dia a dia e você sequer se deu conta.

Um bom exemplo disso é o Dropbox. O sistema de armazenamento em nuvem permite que você tenha sua vida inteira salva neste formato, desde textos, mensagens, imagens e o que desejar ou precisar.

O Dropbox funciona da seguinte maneira: o programa é instalado em seu computador e os arquivos copiados ou movidos para o espaço. Então, os documentos são copiados e armazenados em nuvem. Desta forma, eles podem ser acessados em qualquer lugar.

Outro serviço que utiliza a cloud computing para funcionar é o Google. Em todos os seus serviços, desde o email (Gmail), até o bate-papo (Google Talk), incluindo os documentos criados com o Google Docs ficam salvos em nuvem.

Até mesmo a Microsoft, gigante dos computadores, não passou longe da computação em nuvem, investindo em sistemas de armazenamento como o Drive, onde todos os arquivos dos usuários podem ser salvos sem que precisem ocupar espaço no disco rígido de um computador.

Para fechar a nossa lista de empresas que não desprezaram o poder da computação em nuvem, não poderíamos deixar a Apple de fora. Dona dos celulares e computadores mais cobiçados do mundo, a empresa lançou, em 2005, a iCloud, seu serviço de armazenamento em nuvem que integra e-mail, fotos, vídeos e outros arquivos.

Prós e contras da computação em nuvem

Como todos os serviços e funcionalidades desenvolvidos no ambiente da tecnologia, a cloud computing tem seus prós e contras. É importante conhecer cada um deles antes de utilizar o serviço.

Pontos positivos

Um dos principais pontos positivos da computação em nuvem são seus padrões de segurança. Mais altos, eles são capazes de proteger os dados salvos de forma muito mais eficaz do que se você deixá-los armazenados apenas em seu computador pessoal.

Por ser operado por uma gigante da tecnologia, em geral, os provedores de cloud computing investem muito mais em segurança de dados do que você, como usuário pessoa física, poderia operar.

Além disso, seus dados estarão permanentemente disponíveis, e poderão ser acessados de diferentes computadores, não necessariamente o seu.

Pontos negativos

O ambiente em nuvem, que permite armazenar seus arquivos em uma rede externa, pode ser considerado como um ponto negativo, pois você não sabe exatamente onde eles estão.

Além disso, como a rede funciona apenas via internet, caso você tenha problemas com a sua conexão, não conseguirá acessar seus arquivos facilmente.

Outro ponto que pode gerar alguma preocupação são os ataques hackers, que acontecem em grandes redes, como a feita contra a rede da Apple há algum tempo.

É importante tomar muito cuidado com os dados armazenados ali, fazendo monitoramento dos documentos e garantindo também que existam cópias de segurança, caso algum problema no servidor apague estas informações.

Afinal, a computação em nuvem é segura? Vale a pena?

Uma dúvida muito comum e que costuma pairar na cabeça de muitas pessoas é em relação à segurança da computação em nuvem. Afinal, esse é um produto seguro?

Podemos confiar que nossos dados estão realmente a salvo? A resposta é sim. Embora ocorram alguns episódios de invasões ou mesmo roubo de dados, o serviço, em si, é bastante seguro e vantajoso.

As grandes empresas têm investido pesado em segurança, garantindo que os dados armazenados ali estejam a salvo de invasões e roubos. Além disso, o serviço de nuvem ajuda a reduzir custos de uma empresa.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br