Função do cloud computing na industria 4.0

Tempo de leitura: 5 minutos

Cloud Computing na industria 4.0, pode parecer um termo difícil, e talvez você nem saiba do que se trata, porém, a computação em nuvem, como é mais conhecida, está no seu dia a dia e talvez você nem tenha percebido ainda.

Se você assiste séries via streaming, edita e salva documentos online, envia e armazena e-mails importantes na sua caixa de entrada, você está utilizando da tecnologia de armazenamento de dados na nuvem.

Cloud Computing na industria 4.0

Falando das empresas, é a mesma coisa, a nuvem, nesse caso, é utilizada para armazenar informações importantes da organização, pode ser utilizada também para diversos outros pontos.

Explicando um pouco sobre o serviço, consiste em um provedor enorme com uma capacidade de computação infinitamente disponível e com alta capacidade de flexibilidade, você otimiza dessa forma os recursos de acordo com o que sua empresa necessita, 

Se tratando de armazenamento e processamento, você pode reduzir ou aumentar seu plano de acordo com a demanda que recebe.

Neste artigo, vamos te mostrar um pouco sobre a utilização do cloud computing na indústria 4.0, saiba as principais vantagens de se trabalhar com cloud na indústria.

Definição de Industria 4.0

Em 2020 a expectativa é que o mercado da nuvem pública, chegue a 20 bilhões, dados que comprovam que empresas e mais empresas tem migrado seus dados para o serviço de cloud computing.

Seguindo essa linha, o crescimento da computação em nuvem é evidente e o segmento da indústria é um dos setores que tem mais potencial de ter muitos benefícios com o cloud computing na indústria 4.0.

Podemos definir a indústria 4.0, que é resultado da quarta revolução industrial,  como um modelo de produção que visa mais automações em seus processos, utilizando mais de tecnologia em seus processos, sem perder a qualidade durante o processo e nos produtos finais.

Temos que o principal objetivo da indústria 4.0, é que o modelo de produção se torne mais produtivo sem que a qualidade não seja comprometida, a partir dessas inovações tecnológicas. 

Os principais pontos que podemos perceber nesse modelo de indústria é que tudo passa a ser conectado digitalmente.

A mão de obra com pessoas, fica mais focada na supervisão, deste modo podemos dizer que há uma grande inovação que é a interconectividade.

Cenário da indústria 4.0 no Brasil

As empresas brasileiras estão começando a se acostumar com a ideia da indústria 4, porém, podemos considerar que estamos em um estágio inicial, a maioria das indústrias, ainda permanecem associadas aos tradicionais modelos de produção.

A tendência é que a indústria 4.0 comece a aparecer de forma gradual nas empresas, com certeza os gestores vão começar a sentir a necessidade de inovar e vão começar a investir no meio tecnológico.

Nesse caso, entra em ação também o cloud computing, que pode fazer parte desse processo de renovação tecnológica nas indústrias e contribuir muito com a evolução das empresas.

Cloud computing na industria 4.0

Hoje você pode armazenar praticamente tudo que quiser, em relação a dados, informações, aplicativos e sistemas na nuvem, empresas que começam a aplicar o modelo de indústria 4.0 vão necessitar de recursos de tecnologia flexíveis e escaláveis.

Cloud Computing na industria 4.0

Existe uma necessidade na empresa que adota esse modelo, de gerar mais informações e também de uma capacidade de processamento bem maior, por isso, a nuvem é um projeto que se enquadra perfeitamente na indústria 4.0.

A nuvem pode facilitar muito os processos de fabricação, essa tecnologia permite  que se imprima muito mais funcionalidades no dia a dia.

Vamos pegar uma peça de carro, por exemplo, as máquinas, precisam de informações, como, tamanho, material, quantidade, modelo, entre outras.

Nessa mesma pegada, a própria máquina, necessita também entregar informações de si própria, como quantidade de peças produzidas, tempo para produção de uma quantidade “x” de peças e outras.

Quando a cloud computing está aplicado na empresa, o funcionário responsável por levantar esses dados tem mais facilidade em acessar essas métricas, necessitando apenas do acesso do software que recebe as informações do provedor.

Vantagens de utilizar a Cloud computing na industria 4.0

Na indústria, com certeza, reuniões externas são frequentes, principalmente com clientes, por isso quando se investe em cloud computing, você pode ter acesso aos dados e informações da empresa de qualquer local, necessitando ter claro, acesso e permissão para acessar os mesmos.

Cloud computing na indústria 4.0, garante grande agilidade nos processos, além de ter acesso de qualquer lugar, os funcionários têm acesso ao conteúdo armazenado em tempo real, sendo possível uma comunicação muito mais rápida entre os setores.

Redução de Custos 

Quando você terceiriza a cloud computing na indústria, pode te gerar uma grande economia com o passar dos anos.

Além de você não ter mais necessidade de solicitar equipes de suporte, para manutenções ou atualizações, além de servidores.

Cloud Computing na industria 4.0

Você economiza tempo também, é logo, dinheiro, utilizando serviços na nuvem, você economiza tempo para encontrar informações, além de uma alta flexibilidade no projeto de cloud.

Por fim você vai ter tempo de sobra para realmente pensar em estratégias para aumentar a performance do seu time e também pensar em outras ações internas na empresa, que antes você acabava por não ter tempo.

Flexibilidade e possibilidade de escala

Cloud computing é uma ótima possibilidade para quem quer ter liberdade com seu plano.

Esse tipo de tecnologia, oferece modelos de serviço de acordo com a sua necessidade de processamento e armazenamento, você só paga pelo que utiliza, podendo escalar seu investimento da melhor forma possível.

Eai, gostou do nosso artigo? Deixe um comentário aqui em baixo falando um pouco sobre isso.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, a Brascloud é especialista em Cloud computing e possui um data center nacional, estamos prontos para tirar qualquer dúvida.

Leitura recomendada: 5 Dicas para economizar com o TI de sua empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *