Hospedagem cloud, o que é?

imagem

24 Agosto 2022

imagem

A hospedagem cloud ou hospedagem na nuvem é usada como uma forma de manter rotinas de desenvolvimento mais fortes e preparadas para o mercado. Com ela, os negócios conseguem aumentar positivamente os resultados, com uma melhor utilização de recursos operacionais e flexibilização no trabalho.

O que é uma hospedagem cloud?

A hospedagem cloud é uma solução para que as empresas que precisam de um ambiente para se desenvolver e disponibilizar aplicações, linguagens e bancos de dados. O processo é rápido, independente do tipo de negócio, qualquer empresa pode ter os benefícios da nuvem para manter as suas rotinas de desenvolvimento com segurança.

Ela disponibiliza um ou mais servidores virtuais diferentes, que não têm um lugar físico específico, mas, sim, várias localizações diferentes. Assim, caso haja alguma falha, outro servidor mantém os dados protegidos

Como ela funciona?

A hospedagem cloud oferece várias vantagens como uma maior capacidade de processamento e controle de gastos em infraestrutura na tecnologia de informação.

Porém ela não deve ser usada por todas as empresas. Se o site que tiver um tráfego leve ou moderado, ela funcionará de forma adequada e sem problemas em uma hospedagem compartilhada.

Para as empresa que possuem total dependência de site para funcionar, a hospedagem cloud é a melhor alternativa, assim, como páginas para geração de leads e sites corporativos.

Benefícios

Com a hospedagem cloud, uma empresa pode criar estratégias e solucionar problemas, mantendo os serviços funcionais com alta performance. O primeiro grande benefício é que os gastos serão menores, pois só será pago o que foi usado.

Usando a hospedagem cloud, é possível fazer planejamentos com médio ou longo prazo. Isso torna o processo mais fácil de ser seguido com maior capacidade para distribuir as verbas para novas negociações.

Os clientes têm acesso a uma plataforma em que os recursos são distribuídos por múltiplas máquinas. Se acontecer qualquer problema com uma delas, as informações serão repassadas para outro servidor de forma automática e sem queda de serviços.

O Hardware em algum momento vai deixar de funcionar, mas a hospedagem evitará que ocorra um tempo de inatividade quando isso acontecer. O servidor permite uma maior liberdade, sem preocupações com possíveis falhas e com escalabilidade sem a necessidade de intervenção.

Ela é indicada para sites de negócios, desenvolvedores web e profissionais que não querem ter um servidor virtual privado comum.

O gerenciamento de um servidor Cloud não é diferente de um virtual privado.

Hospedagem cloud X Servidores dedicados

Muitas pessoas não conseguem diferenciar essas duas ferramentas, porque não possuem o conhecimento sobre as vantagens de cada um e as duas ferramentas agirem na hospedagem, para distribuir as informações da empresa, da rede mundial de computadores e internet.

A hospedagem cloud guarda os dados e faz todo o processamento. A plataforma de atuação é muito flexível, se adaptando a todas as necessidades do sistema de TI da empresa.

Ela fornece a segurança de que, caso haja algum problema ou falha no sistema,  as informações estarão guardadas por outros equipamentos prontos para evitar uma parada no sistema.

Tudo é realizado através de um monitoramento funcional que ajuda na prevenção de sobrecargas de acesso no site, dessa forma ele estará sempre online. Isso tudo acontece com segurança, disponibilidade escalabilidade e sempre se mantendo no processamento dos dados.

O servidores dedicados permite uma alta performance do seu hardware com grande competência. Você poderá fazer o gerenciamento do servidor, de forma autônoma com acesso totalmente completo. Além do melhor desempenho do sistema, com maior agilidade para atender a uma grande demanda no volume de dados, com servidores dedicados que podem ir até  uma velocidade de conexão de 1 Gbps, de acordo com a necessidade.

Vantagens da hospedagem cloud

Flexibilidade

Os planos são feitos com o intuito de expandir ou diminuir serviços e espaço que sejam necessárias para o site. Os que passam por grandes mudanças de crescimento, pois ela é foi feita para lidar cuidar dos fortes fluxos no tráfego.

Agilidade

A configuração ligada aos serviços de hospedagem tradicionais não existem na nuvem. Isso é muito importante para quem possui um backup para hospedagem pode usá-la no lugar, pois o servidor de nuvem estará no lugar quando você precisar.

Desvantagens da hospedagem cloud

O grande problema da hospedagem cloud é que quando esse tipo de provedor cai, causa um grande transtorno. A empresa fica sem apoio e segurança, sendo melhor escolher um serviço que possua uma boa estabilidade com uptime. Os serviços são padrões em que  você precisa pagar a cada mês, o valor pelo que usou. Se sua empresa usa mais recursos do que o esperado a fatura será muito mais cara.

Inatividade

O risco de inatividade é reduzido, pois a maneira de funcionamento impede que um site fique a mercê de um único equipamento que te impeça de fazer um backup.

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br