Hospedagem de sites e domínio

imagem

24 Agosto 2022

imagem

O domínio é a denominação usada para localizar e identificar os conjuntos de computadores que estão na internet. O termo tem a finalidade de facilitar a memorização de endereços dos computadores na web, sem um domínio seria necessário fazer uma memorização sequências de grandes números. Ele é o endereço na internet, da empresa ou pessoal, sendo a primeira coisa a se fazer para  ter algo online.

Hospedagem de sites e domínio: O que é um site?

 O site é um endereço eletrônico onde você mantém sua presença online. Ele é um conjunto de páginas na web ou campos para o preenchimento de informações necessárias e importantes sobre o seu negócio. Podem  ser usados vídeos, imagens e textos que são apresentadas de forma organizada e de fácil entendimento.

Hospedagem de sites e domínio: como registrar um domínio?

O domínio é obtido com o registro de um nome, usado para conectar site à hospedagem por uma palavra ou sequência de caracteres que facilitam o acesso ao seu site pela internet. No nosso país, todos os domínios que termine em .br, mostra que ele foi feito pelo departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR.

Para consegui-lo, é preciso fazer parte de uma entidade legal e representada ou estabelecida no Brasil como pessoa jurídica ou física com um contato dentro de nosso território. É possível fazer o registro de quantos domínios quiser, desde que não seja registrado o mesmo nome em diferentes DPNs.

Hospedagem de sites e domínio: o que é hospedagem?

A hospedagem é um espaço na internet que serve para manter o site na web, onde fica  armazenados os arquivos que o permite ficar no ar. As empresas oferecem diversos tipos de planos para diferentes tipos de elementos necessários para a hospedagem. Conforme o projeto ou plano de negócio há vantagens ou desvantagens na hora de escolher o modelo para contratação.

Essa forma de serviço é para um armazenamento de site que ficará constantemente na internet, podendo ser visualizado 24h por dia em qualquer lugar do mundo. Afinal, quem cria um site quer que outras pessoas possam vê-lo.

Hospedagem de sites e domínio: o que é um servidor?

O servidor é um serviço oferecido de forma gratuita ou paga. Ele é basicamente uma máquina ou computador com os melhores equipamentos e recursos para abrigar vários sites e mantê-los acessíveis em outros dispositivos que possam se ligar a internet.

Hospedagem de sites e domínio: o que é fundamental para a hospedagem de site e para compra de domínio

A principal coisa é pensar bem sobre o que deseja ou espera do seu site e determine quais podem ser os nomes para o seu domínio. Também é importante escolher uma boa e competente empresa para fazer o serviço.

Hospedagem de sites e domínio: hospedagem compartilhada e hospedagem dedicada

Hospedagem Compartilhada: É quando um servidor é compartilhado entre vários clientes ao mesmo tempo e, é o modelo mais utilizado. Ela possui a vantagem de já vir pré-configurado e a empresa de hospedagem vai fazer qualquer tipo de manutenção e atualizações de segurança. Sua desvantagem é que por ser compartilhada, é um único servidor divididos com outros clientes.

Hospedagem Dedicada: Com ele, o cliente possui o serviço de um servidor inteiro para cuidar de todos os recursos destinados somente para o seu website. Sua vantagem é a flexibilidade e personalização com a escolha de um hardware preciso e exato para as especificações do sistema operacional que cuide de todas as suas necessidades e, os clientes não compartilham recursos de servidor com mais ninguém, com um controle total.

A desvantagem é que é necessário um conhecimento prévio, sendo de responsabilidade do cliente fazer o gerenciamento e configuração do serviço de nuvem.

Hospedagem de sites e domínio: como a hospedagem funciona?

Todos os aplicativos são feitos usando uma rede na nuvem para um único servidor. Sendo que há uma escalabilidade dos recursos de acordo com o que o cliente necessita, em que só é cobrado pelo que usa. Os bancos de dados SQL ou de NoSQL são suportados e as soluções ocorrem de forma automática e controladas por APIs, portais dentro da web e aplicativos de dispositivos móveis para internet. Antes de contratar o serviço de hospedagem é preciso saber como ele funciona, com um tipo mais básico que esteja dentro da infraestrutura que está virtualizada.

Para isso, podem ser usados podendo ser usado o Serviço IaaS e Plataforma como Serviço PaaS, em que cada serviço é responsável por cuidar de uma certa quantidade de tarefas. Em casos de sobrecarga, os hardwares de servidores de baixa qualidade podem ocasionar muitos problemas desempenho na web. É importante saber que se um servidor começa a apresentar falhas, os outros servidores agem como backup.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br