Livros sobre computação em nuvem

imagem

24 Agosto 2022

imagem

A computação em nuvem é uma das tecnologias oferecidas no mercado para as empresas usada para reduzir gastos e otimizar a gestão, através benefícios únicos. Ela é o futuro e o melhor ramo para se investir. Vamos dar algumas informações básicas, mas é muito importante adquirir mais conhecimento em livros sobre computação em nuvem.

Tecnologia da computação em nuvem

A computação em nuvem já está, completamente, inserida em nosso dia a dia, ao respondermos a um e-mail, assistir a um filme ou guardar documentos online.

Ela é usada pelas empresas como forma de otimizar os processos de ação. Pesquisando em livros sobre computação em nuvem, você descobrirá que existem várias soluções corporativas disponíveis. Cada uma delas possui características diferentes, sendo que cada solução vai servir para um determinado tipo de negócio, mas não para outros.

Definindo a computação em nuvem

A computação em nuvem é o que permite o acesso a serviços de computação pela internet, como servidores de armazenamento, rede, aplicação, banco de dados, servidores, software, análises, inteligência, entre outros, para serem ser usados online.

As empresas usam um ambiente virtual, como se fosse uma nuvem digital para transmissão de informações de forma remota, sem a necessidade de uma estrutura física. Ela proporciona inovações de forma rápida, usando recursos flexíveis e com economia na escala.

As empresas que realizam este tipo de serviço são chamadas de provedores de rede e garantem o acesso constante aos serviços contratados. O usuário só tem que se preocupar em ter acesso para usar os serviços. São os provedores de rede que tem que se preocupar em cuidar de todas as tarefas de desenvolvimento, manutenção, atualização, armazenamento, etc.

Os avanços tecnológicos se popularizaram e mais pessoas vem utilizando esse serviço. Com ela, o serviço fica disponível na internet, com fácil acesso, e sem ter que colecionar dispositivos físicos de armazenamento. Os livros de computação em nuvem ensinam que existem diferentes formas para implementá-la, pois seu uso e funcionamento mudam de acordo com a finalidade fixadas entre a empresa contratante e o seu provedor de rede.

Benefícios da computação em nuvem

Há muitas pessoas e empresas que, ainda, vêm no armazenamento de arquivos local uma maior segurança. Esse é um fator muito importante e que precisa ser levado em conta.

Porém, uma das principais lições dos livros sobre computação em nuvem aprendemos que a segurança das informações consiste em diferentes fatores. No armazenamento local, um simples problema no disco rígido pode causar inúmeros problemas aos arquivos, o que colocaria em risco a integridade dos dados.

Nos dias de hoje, a grande maioria das empresas que cuidam de serviços de armazenamento em nuvem, utilizam em seus data centers, fortes políticas de segurança. Isso minimiza as ações de um possível ataque cibernético conseguir prejudicar estes servidores, o que não ocorre com um computador pessoal, que muitas vezes é usado por pequenas empresas.

Mesmo as grandes empresas, precisam ter uma ótima equipe de TI especializada. Escolher um bom provedor de rede para cuidar dos seus dados é ter uma grande qualidade de segurança da informação. Nas empresas, os trabalhos são categorizados por departamentos que precisam fazer compartilhamento de informações entre os setores, que precisam de alguns dados que são comuns a eles.

A disponibilidade de informações irá influenciar a agilidade e eficiência durante a realização de tarefas. Com o armazenado em nuvem, o compartilhamento pode ser feito com apenas um click e qualquer pessoa que esteja autorizada pode acessá-lo, estando no mesmo local ou a quilômetros de distância. Isso economiza o tempo de trabalho e traz mais produtividade.

Versões Mobile e APP

A maior parte dos websites, redes sociais e ferramentas como Desktop ou Web, possuem uma versão mobile, os aplicativos.

Essas ferramentas mantém os arquivos dos usuários guardados na nuvem. Segundo os livros sobre armazenamento em nuvem, isso permite o compartilhamento com fácil acesso aos dados de qualquer dispositivo conectado à internet.

A interação é mais fácil e pode ser usada a qualquer momento pelos smartphones ou tablets, de qualquer lugar. Ao contratar uma empresa de hospedagem a responsabilidade com a manutenção fica a cargo do servidor contratado. Isso leva a uma melhor qualidade de gerenciamento e manutenção. Com isso, as chances de erros são muito menores, o que proporciona mais confiança em relação à integridade dos arquivos.

Concluindo

A computação em nuvem é uma realidade dentro do nosso dia e veio para ficar. Por isso, mesmo que você não seja um especialista, entender um pouco de computação em nuvem vai ser muito benéfico e útil, principalmente, se tem ou quer ter sua própria empresa.

Acalme-se, você não precisa aprender sobre cada detalhe desse tipo de tecnologia. Porém, buscar um pouco de conhecimento nessa área, em livros sobre computação em nuvem disponibilizados online, vai te manter atualizado e atento às novas mudanças tecnológicas que forem aparecendo.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br