Como Migrar para Servidor Cloud sem Dor de Cabeça

Tempo de leitura: 5 minutos

Migrar para servidor cloud já se tornou realidade em muitas empresas do Brasil e no mundo inteiro. A gama de vantagens que o serviço oferece é imensa, e muitas empresas têm optado por migrar seus dados para essas prestadoras de serviço de cloud computing.

Por isso devido à possibilidade de escalabilidade, de uma alternativa de segurança mais eficaz, de investimentos apenas no que é utilizado, o servidor cloud se tornou referência entre as empresas do mundo inteiro.

Mas é necessário saber o momento certo de migrar para servidor cloud, esse é o primeiro passo para você poder fazer a migração, para isso é importante analisar algumas situações antes de optar por escolher ou não ir para o mundo do cloud computing.

Neste artigo vamos explicar um pouco de como saber a hora certa de migrar para servidor cloud e também quais são os principais passos a serem seguidos quando você optar por fazer a migração para esse tipo de serviço.

Plano de Migração para servidor cloud

Acima de tudo, é importante você montar um plano de ação para realizar o processo de migração, planejando cada etapa do processo, tendo bastante cuidado com cada detalhe do projeto.

Você pode listar alguns profissionais de sua confiança para envolver no projeto, elencar algumas responsabilidades a eles, mostre-os como será esse processo de migração e coloque um prazo para esse processo de migração ser finalizado.

migrar para servidor cloud

Realize e decida uma etapa por vez, quando terminar cada etapa do projeto, tenha certeza que tudo terminou como era esperado e se realmente essa etapa está 100% finalizada.

É importante também, você testar uma etapa quando finalizada, para ter certeza que a mesma está totalmente funcional.

Nesse projeto está incluso também, a análise se é realmente o momento de realizar o investimento neste tipo de serviço.

Como saber qual o melhor momento de migrar para servidor cloud?

Essa com certeza deve ser uma das suas principais dúvidas atualmente, será mesmo que a minha empresa deve migrar para servidor cloud? Qual o real momento para que eu possa investir em um serviço de armazenamento de dados na nuvem?

Vamos lá, é importante você estar super atento às necessidades da sua empresa e entender o momento que a mesma está passando e claro analisar onde você quer chegar, isso vai influenciar muito na sua escolha.

Dessa forma, podemos citar alguns pontos que indicam se realmente é a hora da sua empresa investir na migração para servidor cloud.

  • Você percebe que o gargalo operacional aumentou;
  • Necessidade maior de escalabilidade;
  • Precisa de rotinas e sistemas mais flexíveis; 
  • Necessidade de reduzir os custos da empresa;
  • Ferramentas que necessitam de mais processamento e armazenamento;
  • Busca por mais segurança para os dados da sua empresa.

Você pode começar analisando esses pontos juntamente com os gestores da sua empresa para definir se realmente é o momento da sua empresa migrar para servidor cloud.

migrar dados para cloud

 

Após isso, caso você escolha por migrar seus dado para o serviço de cloud computing, é importante analisar os modelos de armazenamento de dados em nuvem e escolher o que melhor atende as suas necessidades.

Quais são os tipos de cloud disponíveis no mercado atualmente?

Conforme você leu anteriormente, saber se o momento certo de investir em cloud computing é agora ou no futuro, é o primeiro passo.

Portanto, é importante você escolher qual  o tipo de cloud que se enquadra no projeto da sua empresa, podemos citar aqui, os três modelos de cloud computing utilizados pelas prestadoras de serviço de armazenamento de dados em nuvem são:

Nuvem pública: é indicada para quem busca um sistema mais simples e se adéqua para aplicações mais amplas, sem ter um nicho específico, o controle de gerenciamento e a segurança nesse caso, são mais simples, além de ter um custo bem menor que os outros modelos de nuvem.

Cloud privada: esse modelo de nuvem se dedica a performances que exigem mais, além de claro, ter um sistema de segurança mais rigoroso, além disso, oferece uma maior possibilidade de flexibilidade e uma alta escalabilidade.

Nuvem híbrida: é a combinação dos dois modelos anteriores, onde permite que os dados e aplicativos sejam compartilhados entre as duas. Nesse modelo você pode manter os dados mais sigilosos na nuvem privada e dados mais simples na nuvem pública.

Qual o Custo de  Migrar para Servidor cloud 

Muitas vezes, o investimento em tecnologia é tratado como altos gastos por parte da empresa, mas não é isso que ocorre com o cloud computing, quando você decide migrar seus dados para um servidor cloud.

Com certeza vai encontrar um modelo de negócio muito mais flexível e com possibilidade de escalabilidade dos seus investimentos.

migrar dados para cloud

Por Isso, você vai pagar apenas pelo que utilizar, lembrando que você pode escolher por um plano com mais capacidade de armazenamento e processamento e pode também reduzir esses pontos sempre que quiser.

Geralmente a cobrança é realizada por hora de uso e dependendo das configurações que a sua empresa necessita, lembrando que isso pode mudar de empresa para empresa.

Para Concluir, o principal é você não ter nenhuma dúvida ao migrar para o serviço de armazenamento de dados em nuvem, por isso qualquer dúvida que você tiver ainda a respeito, mesmo depois de ler esse artigo, entre em contato com a Brascloud para mais informações, vai ser um prazer ajudar você.

Leitura recomendada: Como economizar armazenando dados em nuvem 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *