Não Desperdice Dinheiro com Grandes Planos de Servidores na Nuvem

imagem

24 Agosto 2022

imagem

A computação em nuvem ou cloud computing já faz parte da maioria das empresas do Brasil e no mundo.

As vantagens que esse modelo de armazenamento de dados apresenta são enormes, reduzindo custos e aumentando a possibilidade de aumentos futuros na quantidade, valendo muito a pena para o empresário que ainda não migrou para esse tipo de sistema, consider a mudança.

A nuvem é vista como uma boa opção, justamente por essa alta flexibilidade, neste artigo vamos te explicar um pouco mais sobre essas características do serviço de armazenamento de dados em nuvem.  

Primeiramente, você sabe o que é escalabilidade em cloud computing?

Quando falamos de escalabilidade em cloud computing, definimos esse termo como a possibilidade que uma empresa tem de ampliar ou reduzir os recursos do plano contratado. Isso dá a opção da sua empresa alterar a capacidade de armazenamento e processamento de acordo com a sua demanda, esse processo é feito de forma rápida e simples.

Caso você esteja em uma época que vai ter muito mais acessos que o normal, como uma promoção de black friday ou ações para o natal que ocasiona no aumento de usuários que visitam o seu site, esse não corre o risco de ficar fora ou cair pelo sobrepeso de usuários ao mesmo tempo.

Caso seus acessos diminuam, você pode diminuir os serviços de forma simples também. Dessa forma, sua empresa não paga pelo que não utiliza, gerando uma economia muito grande para a sua empresa e não havendo a necessidade de ficar preso a um plano engessado de armazenamento de dados em nuvem.

Vale ressaltar também, que quem controla todos esses processos é a empresa contratada para prestar os serviços de cloud computing. Por isso, não há a necessidade de você ter um profissional especializado na sua empresa física para cuidar desses processos, é tudo de encargo da empresa contratada.

A escalabilidade em cloud computing é capaz de atender rapidamente suas necessidades de demanda sem maiores complicações, sendo um serviço muito eficaz.

Principais vantagens de escalabilidade no cloud computing

Bom, você já sabe que a escalabilidade é um dos principais motivos para você migrar os dados da sua empresa para o armazenamento em nuvem.

Agora vamos citar as principais vantagens que você terá com essa escalabilidade tendo esse tipo de serviço na sua empresa:

Redução de custos

Dentro da escalabilidade, talvez essa seja a principal vantagem de se trabalhar com o armazenamento de dados em nuvem. Na sua empresa, com certeza um dos principais objetivos é conseguir um bom lucro sem investir muito com plataformas engessada certo?

Quando você opta por um serviço de cloud computing, você reduz custos na sua empresa, pois não se tem a necessidade de investimento em equipamentos ou pessoas para manusear computadores e ficam encarregados de manutenções e atualizações.

Caso você optasse por utilizar um data center local, você teria um alto investimento, além de ter a necessidade de uma equipa para manter tudo funcionando perfeitamente com uma alta performance.

Nesse caso, se o seu objetivo é reduzir custos, ter um plano mais flexível sem desperdiçar dinheiro com planos engessados, o serviço de cloud computing é o mais indicado para você.

Flexibilidade

Podemos dizer que essa é a característica que mais define ?escalabilidade?, isso se deve pois os planos das empresas de cloud, são extremamente flexíveis.

O usuário pode alterar as configurações de acordo com a sua demanda. Nesse caso você pode alterar o processamento e o armazenamento do seu sistema quando bem necessitar, esse processo é feito de forma simples e rápida, bastando apenas você comunicar a empresa prestadora de serviços de nuvem.

Essas mudanças geralmente acontecem quando há alguma mudança internas na empresa, como a ampliação da infraestrutura de TI ou em uma época que o tráfego do site aumenta consideravelmente. Lembrando que caso você precise diminuir seus planos, você também terá fácil acesso a essa alteração.

Você não precisa comprar mais equipamentos em caso de mudança

Se você armazena-se seus dados em um data center local e tivesse a necessidade de aumentar sua capacidade de armazenamento ou processamento, nesse caso teria que investir em equipamentos para que isso acontecesse.

Além da necessidade de um técnico especializado para realizar todas as operações necessárias, dessa forma você consumiria muito tempo, teria que investir mais dinheiro e talvez até aumentar a sala onde fica localizado o seu data center, tendo que investir em estrutura também.

Caso você escolha por migrar os dados da sua empresa para a nuvem, essa atualização de capacidade aconteceria em poucas etapas, gerando uma redução de custos e tempo muito grande. Isso se dá pela possibilidade de você poder escalar seus investimentos, logo o cloud computing é muito mais vantajoso para a sua empresa.

Por fim caso você ainda tenha alguma dúvida sobre como funciona a escalabilidade dentro do serviço de cloud computing, pode chamar a Brascloud que vamos te ajudar com isso!  

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br