O que é armazenamento em nuvem?

imagem

24 Agosto 2022

imagem

O armazenamento em nuvem é um serviço que permite armazenar dados e enviá-los pela Internet com um sistema de armazenamento externo de um provedor de computação na nuvem que cuida do armazenamento físico das informações. Nesse artigo, você entenderá o que é armazenamento em nuvem.

Ele age sob demandas, sem necessidades de fazer compras ou gerenciamento da infraestrutura física dos dados, aumentando a rapidez no fluxo. Isso torna possível o acesso em lugar e hora.

O que é armazenamento em nuvem?

Existem inúmeros sistemas de armazenamento diferentes: de informações pessoais, e-mails, fotos, vídeos, outras informações pessoais e os que as empresas usam para fazer um backup de forma remota.

As empresas que fazem armazenamento na nuvem, conseguem um suporte para a empresa transferir e armazenar com segurança os arquivos de dados ou compartilhá-los. Os sistemas se adaptam de acordo com as necessidades de proteção de dados das empresas ou pessoas, com acessos em qualquer lugar e dispositivo ligado à internet.

As empresas podem escolher: um serviço de armazenamento que usa uma nuvem pública para dados desestruturados; um serviço com uma nuvem privada com proteção de firewall da empresa para maior controle de dados; ou um armazenamento em nuvem híbrida, com mistura da nuvem pública e da privada que deixa os dados mais flexíveis.

A disponibilidade e segurança são as maiores vantagens do serviço de armazenamento que, diferente dos hardwares físicos, garantem maior proteção para os arquivos de usuários, ao guardarem tudo em um espaço na internet. As pessoas podem acessar seus arquivos usando diferentes dispositivos para a visualização e fazer mudanças de forma simples, sem sobrecarregar computadores, tablets ou celulares.

Como funciona o armazenamento em nuvem?

As maiores empresas de tecnologia possuem centros de dados que mantém milhares servidores ligados durante 24 horas por todo ano. Esses centros, possuem uma enorme capacidade de fazer armazenamentos mesmo estando localizados a quilômetros de distância dos usuários ligados à internet. Ao entrar em um serviço de armazenamento em nuvem, você é direcionado à pelo menos um desses servidores.

O armazenamento na nuvem é obtido de um fornecedor que ficam na parte externa da nuvem, com capacidade de fazer o armazenamento físico de dados e levá-los pela Internet com um pagamento feito de acordo com o uso. Os fornecedores fazem um gerenciamento e disponibilidade dos dados aos aplicativos do mundo.

O acesso na nuvem é feito por protocolos de armazenamento tradicionais ou na API. Podem ser oferecidos serviços complementares que ajudam na coleta, gerenciamento, segurança e alta análise de dados.

Assim, é fácil fazer o envio dos seus arquivos pela internet e armazená-los em segurança em poucos segundos. Todos os arquivos enviados ficam salvos e distribuídos de forma automática em vários servidores diferentes. Mesmo se acontecer qualquer problema em um dos servidores, o usuário, ainda, terá acesso aos seus arquivos que estarão disponíveis nos outros servidores.

Benefícios

O armazenamento na nuvem elimina a necessidade de ter um hardware, de abastecer armazenamentos ou de ter uma necessidade de ter um capital para futuros cenários. É possível colocar ou remover capacidade sob demanda, mudar de forma rápida suas características de desempenho e limitação, pagando só pelo que foi utilizado.

As informações visualizadas com pouca frequência podem ser enviadas automaticamente para as áreas que possuem um custo baixo de acordo com regras escolhidas, causando grande economia.

Na hora de executar as tarefas, a infraestrutura não irá prejudicá-lo, pois o departamento de TI, disponibilizará no mesmo instante o volume necessário para o armazenamento durante sua atividade. Isso ajuda o departamento de TI a se empenhar em resolver os assuntos complexos nos aplicativos, sem precisar gerenciar os sistemas de armazenamento.

O concentramento na nuvem traz uma grande vantagem para novas formas de uso. Com as políticas de gerenciamento, você poderá fazer as tarefas importantes de gerenciamento de dados com estratificação automática ou o bloqueio para manter os requisitos de conformidade.

Garantia de dados

O armazenamento na nuvem precisa assegurar que os dados mais importantes da sua empresa estejam guardados de forma segura e disponíveis quando for preciso.

Para isso, é importante que as informações fiquem armazenadas de forma contínua, dando preferência às instalações e múltiplos dispositivos para cada instalação.

Assim, não importa o que aconteça, os dados não serão perdidos. Os dados precisam ficar disponíveis sempre que for necessário, de forma equilibrada entre os períodos de recuperação e o custo. Eles precisam estar criptografados, estando ativos ou inativos e, ter permissões e controles de acesso funcionando igual ao de armazenamento local.

Backup e recuperação

Backup e recuperação de dados são fundamentais para garantir que os dados fiquem seguros, mas acessíveis e de acordo com o crescimento dos requisitos para capacidade.

O armazenamento na nuvem possui baixo custo, alta durabilidade, e escalabilidade máxima para fazer os backups e a recuperação. O gerenciamento de dados, podem levar automaticamente informações para camadas baixas, de acordo com definições e cronograma.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br