O que é cloud computing?

imagem

24 Agosto 2022

imagem

O que é cloud computing? Essa é a primeira pergunta que costuma vir à mente quando pensamos em computação em nuvem, a grande tendência da tecnologia e um serviço que domina o dia a dia dentro e fora das empresas.

Com ela é possível enviar tudo para a nuvem. E-mails, arquivos em texto, documentos, fotos, vídeos, clipes o que mais você desejar é salvo em um ambiente fora de seu computador. Para acessá-lo, basta se conectar a esse ambiente, sempre precisar de uma mídia.

Mas, mesmo que estejamos falando o dia todo da nuvem, muita gente ainda não sabe o que é cloud computing e muito menos compreende seu funcionamento, o que pode ser bastante perigoso para os empresários que decidirem aderir a essa tendência.

Esse é o seu caso? Você tem pensado em aderir a essa tecnologia, mas não sabe o que é cloud computing e muito menos se ela é segura para empresas ou mesmo usuários pessoa física?

Então fique atento a esse texto. Aqui, vamos contar tudo o que você precisa saber para aproveitar o armazenamento em nuvem e como aproveitar o máximo dessa tecnologia que está revolucionando a guarda de documentos.

O que é cloud computing?

Antes de discutirmos as vantagens e desvantagens dessa tecnologia, e se ela é realmente segura para uma empresa, é importante saber o que é clound computing.

Afinal, você não pode usar algo que não compreenda o que e para o que serve, não é mesmo? Então, vamos ao conceito de computação de computação em nuvem.

Conceito

A cloud computing, ou computação em nuvem é, basicamente, o armazenamento e compartilhamento de arquivos por meio da internet. Para isso, são utilizadas plataformas que permitem o acesso dos usuários a esses dados armazenados em rede.

Como não estão presos em um local físico, essas informações podem ser obtidas sempre que o usuário precisar ou desejar, bastando que informe um login e senha e esteja conectado à internet.

A rede onde os dados salvos em cloud computing podem não apenas ser acessados sempre que for necessário, como também pode ser compartilhados com terceiros.

Esse compartilhamento pode ser feito por acesso direto à ferramenta de acesso em nuvem (sendo necessário o uso de login e senha) ou também pelo envio de links que dão acesso a esses arquivos.

A cloud computing faz parte de nossa realidade. Tanto que gigantes da computação, como Apple e Google possuem ferramentas de cloud e oferecem esse serviço a pessoas físicas e jurídicas.

Quais as vantagens e desvantagens do cloud computing?

Agora que você sabe exatamente o que é cloud computing, é hora de compreender exatamente suas vantagens e desvantagens, percebendo assim se essa tecnologia se encaixa em sua empresa e como.

Vantagens do cloud computing

Um dos principais pontos positivos do cloud computing é a economia de memória utilizada por diferentes dispositivos, dentro ou fora da empresa, por todos aqueles que terão acesso a essa informação.

Isso é possível porque arquivos, dados e informações cruciais são armazenados em um servidor externo, evitando que suas máquinas fiquem sobrecarregadas com material.

Outro ponto positivo no uso da computação em nuvem é a possibilidade de transferir para o ambiente online todas as informações salvas fora da internet. Embora seja necessário estar conectado à internet para acessar a rede, os arquivos podem ser acessados inclusive quando você está desconectado.

Para isso, é importante salvar esses arquivos em um formato que permita o acesso sem internet.

Encerrando as vantagens do uso do cloud computing, não poderíamos deixar de lado a mobilidade. Como não existem barreiras físicas para incluir ou acessar documentos, você pode estar em qualquer lugar do planeta.

Com seu login e senha, você tem acesso à plataforma de armazenamento de arquivos independente do lugar onde esteja.

Desvantagens

Agora que você sabe o que é cloud computing e já conhece suas vantagens, é hora de saber quais desvantagens podem existir nesse serviço. Afinal, tudo na vida tem dois lados, e é importante conhecer cada um deles.

Uma das desvantagens que podemos destacar, principalmente para as pequenas empresas que pretendem usar esse serviço é o custo da ferramenta.

Isso porque, quando você armazena grandes volumes em rede, precisará de um servidor dedicado e que atenderá suas necessidades, armazenando vários veículos.

A qualidade de sua internet é outro ponto que pode tornar a experiência do uso da computação em nuvem bastante desagradável. Isso porque, para transmitir os arquivos para a cloud é necessário ter acesso a uma internet estável.

Uma velocidade expressiva de banda é recomendável na hora de transferir os arquivos, sobretudo os maiores ou mais pesados para evitar que eles sejam corrompidos.

Agora, se a sua internet é instável ou não tem velocidade suficiente, é hora de repensar se o serviço de cloud computing será uma boa para você.

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br