Como Manter os Dados de sua Empresa Protegidos?

Tempo de leitura: 7 minutos

Garantir a segurança de dados da sua empresa e os manter seguros de possíveis hackers ou invasores, tem sido algo que vem preocupando a maioria dos empresários, e também de pessoas físicas por aí.

Já imaginou, você chegando na sua empresa, ligando seu computador e não ter mais acesso a nenhum dos seus dados?

segurança de dados

Com certeza esse é um pesadelo que nenhum empresário quer passar, e para você não correr o risco de passar por isso, vamos te dar algumas dicas valiosas para proteger os dados da sua empresa desses ataques cibernéticos.

A segurança de dados da sua empresa deve ser prioridade

É importante que você saiba que manter a segurança de dados da sua empresa é uma das prioridades no seu negócio. Fazer um investimento em tecnologia, hardware e softwares podem se tornar o principal diferencial que você terá no mercado. Seus dados necessitam de confidencialidade e proteção constante.

Vou citar aqui, dois exemplos que podem te fazer entender melhor, o porque a segurança de dados da sua empresa deve ser prioridade.

Com certeza você já conhece a Coca-Cola, certo? Agora imagine qual a receita dessa bebida, que a tantos anos lidera o mercado de refrigerantes no mundo todo. Também já deve ter se perguntado quais os segredos para ranquear um site organicamente no Google, isso é, deixar seu site nas primeiras posições da plataforma, quando um usuário pesquisar pelo seu segmento. Com certeza esses dados são guardados às sete chaves, não é mesmo? Caso esses dados se tornassem públicos, a comercialização desses produtos iria ser praticamente zero, já que todos saberiam os segredos de como fazer.

O fato de guardar esses dados de forma eficaz, torna o mercado competitivo, e devo te atentar que é importante que você siga esses mesmos passos para ter sucesso com seu negócio. Vou te mostrar os principais pontos que podem tornar sua empresa mais vulnerável, se hoje a segurança de dados não é uma prioridade para você.

#1 Falta de Controle em seus processos

Controlar os processos da sua empresa e ter ciência do nível de acesso de cada usuário é imprescindível para você.

Caso você não tenha controle do nível de acesso de cada pessoa ou de como estão os processos do seu negócio, pode estar sujeito a vazamentos de dados, sabotagens e extravio de informações importantes.  

#2 Não é cultura da sua empresa garantir a segurança de seus dados

Caso hoje, você e seus colaboradores não tenham a cultura de manter a segurança de dados na sua empresa como prioridade, é importante começar a se sensibilizar mais com isso urgentemente.

segurança de dados

Adotar políticas de segurança deve ser prioridade para você e sua equipe para que o nível de segurança torne-se mais eficaz daqui a para frente.

Você pode treinar sua equipe para começar a mudar essa questão e colocar essa, como uma das principais mudanças no seu negócio urgentemente.

#3 Caso você aplique o BYOD, é importante tomar cuidado 

BYOD, é a cultura que se aplica em algumas empresas atualmente, significa levar seus próprios dispositivos para uso no trabalho, como notebooks, celulares e tablets. Caso você seja adepto dessa tendência, é importante tomar cuidado e ter um controle muito rígido em relação a isso, para não ter nenhuma possibilidade de invasão.

Você deve definir critérios e também deixar bem alinhado os acessos permitidos através esses dispositivos. Ao se atentar mais a esses problemas, você pode ficar tranquilo, pois provavelmente não vai ter problemas com o BYOD. 

Se você se enquadra em algum desses pontos citados a cima, é preciso ter mudanças em um futuro próximo, fique atento.

Como garantir a segurança de dados da minha empresa?

Vamos te passar aqui, as principais dicas para que você mantenha seus dados muito bem seguros e isso não seja mais uma dor de cabeça para você.

A maioria das pequenas e médias empresas já estão começando a se adequar a esses pontos, portanto é interessante você começar a mudar também.

Tenha um backup na nuvem

É sempre bom ter um segundo arquivo, que garanta que seu sistema continue ativo caso o principal caia.

Tendo um backup em nuvem, você tem uma segunda opção caso seus dados principais parem de funcionar ou caso ocorra uma pane, ou qualquer outro problema.

Segurança de dados

Você pode guardar os dados mais importantes de seu negócio na nuvem, planos na nuvem tem como uma das principais características e vantagem a flexibilidade. 

Podendo você, decidir o que você quer levar para a nuvem, e pagar apenas pelo que você vai utilizar.

Proteja a sua rede de Wi-fi

Tente deixar a segurança da sua rede de Wi-fi mais forte, defina senhas mais difíceis, coloque numero, letras e caracteres especiais como” #@$%”, por exemplo. 

Você pode também, alterar essa senha com uma certa frequência também, dessa forma evita, que visitantes e ex funcionários tenham acesso.

Você pode ter redes de acesso de wi-fi diferentes também, pode ter uma rede só para gestores, outra para funcionários e outra para visitantes, por exemplo.

Isso vai deixar sua rede de wi-fi muito mais segura, pode ter certeza disso.

Mantenha seu antivírus atualizado 

É importante você manter o antivírus da sua rede de computadores sempre atualizado, esse é um investimento que faz a diferença.

Mas para que este, seja mais eficaz, é importante sempre observar as atualizações e deixar sempre que possível o mais atualizado possível.

Tenha também uma rotina de escanear, seus computadores para ter certeza que está tudo ok.

Utilize um sistema SSL em seu site

Caso, você tenha um site da sua empresa, é importante ter um certificado SSL. Além de garantir a criptografia de dados para proteger as informações dos usuários, também gera muito, mas conforto para quem acessa o site, pois mostra que seu site é seguro.

seguranca de dados

Firme contratos de confidencialidade

Princialmente em empresas de tecnologia, essa prática é comum, firme contratos de confidencialidade com as principais pessoas que tem acesso aos dados mais sigilosos da sua empresa.

Lembrando que esse contrato não impede que alguém vaze essas informações, mas caso aconteça, você pode ser indenizado por isso.

Controle melhor o sistema de e-mails da sua empresa

Milhões de e-mails são disparados diariamente no mundo todo, e infelizmente golpistas também utilizam da ferramenta para aplicar diversos golpes.

Para evitar esse tipo de problema, é importante que você escolha primeiramente por uma plataforma de e-mails de sua confiança. É importante fazer uma filtragem total de possíveis spams, para que você evite ataques e golpes como citados a cima.

seguranca de dados

 Se você já é adepto dessas dicas de segurança, você está de parabéns, isso quer dizer que seus dados já tem um bom nível de segurança.

Agora, caso você só trabalhe com alguns desses pontos, é bom começar a implementar os outros também, isso vai deixar os dados da sua empresa muito mais seguros.

Se ainda não tem nenhum desses pontos como prioridade na sua empresa, talvez seja hora de arregaçar as mangas e começar a implementar essas dicas, para que seus dados fiquem mais seguros.

Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar, a Brascloud conta com um time de especialistas prontos para te atender, chame a gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *