Segurança dos dados da empresa: A nuvem é realmente confiável?

Tempo de leitura: 5 minutos

A segurança dos dados da empresa é talvez o principal ponto que os empresários analisam na hora de contratar um serviço de armazenamento de dados em nuvem para o seu negócio. Apesar das vantagens que o serviço de cloud computing oferece, ainda é muito comum nos encontrarmos em uma situação aonde ainda se acredita que deixar seus dados armazenados em servidores e computadores locais é a melhor opção.

Porém é importante destacar que quando você armazena seus dados em equipamentos locais, como seus computadores, celulares, tablets e afins por exemplo, corre o risco de perder completamente seus dados em casos de furtos e extravios de equipamentos ou até mesmo na falha de algum componente fundamental para o armazenamento.

Neste artigo vamos te explicar um pouco mais sobre as vantagens de ter os dados da sua empresa armazenados na nuvem e como funcionam os sistemas de segurança utilizados pelas prestadoras de serviços de cloud computing.

Primeiro é importante definir o que é cloud computing

A cloud computing (computação em nuvem) é basicamente o armazenamento e compartilhamento de dados através da internet.

Você pode acessar os dados armazenados em nuvem da onde estiver, claro que temos a necessidade de haver conexão com a internet, mas é muito simples você acessar seus dados ou de algum cliente em qualquer lugar do mundo.

Na maioria das opções no mercado, é necessário um login e senha para conseguir acessar tais arquivos. Os usuários são fornecidos e gerenciados pela prestadora de serviços de cloud contratada, pela sua empresa ou também por links compartilháveis a quais você tem acesso e faz o pagamento de acordo com o que utiliza.

Isso é, dependendo da sua necessidade de armazenamento e processamento, você paga mais ou menos, mas sempre só o que você utiliza.

Agora falando em métodos de segurança, o site Computerworld afirma que existem sete princípios de segurança em uma rede de nuvem, são eles:

Acesso controlado dos usuários

Toda empresa possui uma pasta ou arquivo conhecido como “aquivos confidencias”, sejam eles contratos importantes, dados financeiros ou assuntos relacionados ao sócios ou acionista de de uma empresa, naturalmente, não serão todos os colaboradores da sua empresa terão acesso a isso, certo? Quando você armazena seus dados na nuvem, não precisa ficar com medo de que esses documentos sejam compartilhados com pessoas indevidas.

Na nuvem, você controla o acesso e o nível de acesso de cada usuário, dessa forma estabelece o que cada um pode acessar. Compartilhe arquivos mais confidenciais com quem quiser, sem medo de que outros usuários consigam visualizar.

Criptografia dos dados 

Utilizando a criptografia de dados, seus arquivos vão ser acessados apenas por você, por meio do seu login e senha do sistema contratado. Nesse caso, seus arquivos não vão ser vistos por outro usuário de nuvem, a menos claro que você queira que outras pessoas vejam.

Recuperação dos dados

Uma garantia de segurança dos dados da empresa é a possibilidade de backup dos dados armazenados na nuvem. Existe uma estrutura especifica, com discos redundantes, tornando quase impossível que algo seja perdido ou simplesmente se torne inacessível. Caso aconteça algum ataque, ou catástrofe digital, você terá sempre um arquivo de backup para recuperar seus dados,.

Local onde ficam armazenados os dados

Muitas vezes, até mesmo quem já possui certa familiaridade e está atualizado com os assuntos relacionado ao armazenamento em nuvem, não sabe onde seus arquivos estão armazenados fisicamente, nem, ao menos, país onde esses dados se encontram. 

A Brascloud, uma opção 100% brasileira de cloud Brascloud, que, alem de oferecerem suporte em português, possuem seus data centers também em terras nacionais.

Armazenamento seguro

Hoje em dia uma empresa de cloud trabalha com uma tecnologia que permite a divisão dos arquivos armazenados. Ou seja seu arquivo sendo dividido em várias partes, torna difícil o vazamento de informações, visto que se um hacker roubar um dado da sua empresa, estará roubando apenas uma parte do arquivo.

O que deixa sem significado e sem serventia o roubo de dados nesse caso, podemos afirmar que é também um quebra cabeças, onde são várias peças subdivididas no servidor de cloud.

Compliance com regulamentação 

As empresas prestadoras de serviços de armazenamento de dados em nuvem garantem a total segurança  dos dados que você vai armazenar, como você vai ser o administrador da conta, se torna o único responsável pela segurança integridade e a confiabilidade de seus próprios dados.

Viabilidade a longo prazo

O serviço de armazenamento em nuvem, garante que seus arquivos estejam seguros por um longo tempo, mesmo se a empresa que você contratou venha a falir ou venda para outra grande empresa de cloud, por conta da portabilidade que esse tipo de serviço permite, você pode facilmente migrar seus dados para outra empresa de cloud computing.

Segurança na estrutura física da empresa

É importante ressaltar também, que a segurança dos data centers são muito bem pensadas, para que toda estrutura seja muito bem protegida.

Além de softwares e aplicativos de segurança, para manter a integridade dos dados da sua empresa, essas estruturas contam com forte sistema de controlador de acessos e também câmeras de segurança para que nenhum usuário sem permissão entre no data center.

segurança dos dados da empresa

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o sistema de segurança do serviço de armazenamento de dados em nuvem. Que tal chamar a Brascloud para um papo e entender melhor como seus dados ficam guardados na nuvem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *