Servidor em Nuvem ou Local, Qual Escolher?

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Servidores em nuvem estão sendo utilizados cada vez mais pelas empresas em todo o mundo. Segundo a Gartner, uma das maiores empresas de pesquisa do mundo, já no ano que vem, empresas que não utilizam um serviço de armazenamento de dados serão tão raras quanto empresas que hoje não utilizam a internet. Sabendo disso, vamos te ajudar a escolher entre um servidor em nuvem ou local

Todos sabemos que empresas de pequeno, médio e grande porte necessitam de bons servidores, que garantirão a segurança de seus dados, porém, como é possível conseguir um bom desempenho e enquanto ainda corta custos? Para descobrir isso, precisamos descobrir o que é melhor para o seu negócio: Investir em um servidor local ou usar uma solução na nuvem.

Vamos te ajudar a responder neste artigo algumas destas questões, fique atento nas principais vantagens e também desvantagens é claro.

Vamos entender as diferenças entre um servidor em nuvem ou servidor local

Um servidor local é aquele que fica estruturado fisicamente na empresa em uma sala específica de TI, onde seus dados vão ficar armazenados, nesse caso, você vai precisar investir em uma boa estrutura se quiser que seus dados se mantenham seguros. E claro contar com profissionais especializados para trabalhar na manutenção e também fazer as atualizações necessárias para que o servidor alcance um melhor desempenho possível, podemos citar alguns principais pontos para se ter um servidor local na sua empresa física.

Investimento inicial: para se ter um servidor local, você precisa investir em equipamentos que consigam atender sua demanda e que tenham boa capacidade de armazenamento e processamento, logo seus investimentos iniciam por aqui.

Sala preparada: para a instalação das máquinas necessárias para que seu servidor local funcione perfeitamente, você vai precisar de um investimento considerável em estrutura, visto que há a necessidade de manter o local em uma temperatura adequada além de outros pontos importantes.

Profissional especializado: é importante ter um profissional de TI ou terceirizar um profissional, para que você tenha uma boa manutenção e atualizações de seus softwares.

Investir em Segurança: softwares de segurança são necessários para manter a segurança de seus dados caso você não queira ter nada vazado por aí. Já quando você investe no servidor em nuvem, você está centralizando o seu investimento, hoje temos várias empresas que disponibilizam o serviço de armazenamento de dados em nuvem, a Brascloud por exemplo é uma das referências neste tipo de serviço no Brasil, são planos com ótimos custo-benefícios para a sua empresa.

Além disso, o servidor em nuvem é o mais escolhido por empresas que precisam de uma alta capacidade de armazenamento e processamento de seus dados, além de claro não querer estar atrás de outras empresas, visto que o armazenamento de dados em nuvem deixa seus sistemas muito mais rápidos e bem estruturados.

Mas vamos as grandes vantagens que você vai ter, caso opte por este tipo de serviço, citamos as principais:

Pague pelo que utiliza: o serviço de armazenamento em nuvem é considerado com um ótimo custo benefício, visto que você só paga pelo que utiliza, de acordo com a sua necessidade de armazenamento e processamento, geralmente as empresas cobram esse tipo de serviço por hora.

Manutenção: você não vai precisar se estressar com manutenções neste caso, a empresa que você contratou fica encarregada por garantir todas as manutenções e atualizações dos equipamentos, não havendo também a necessidade de se contratar ou terceirizar um profissional de TI.

Escalabilidade: o servidor em nuvem é bem simples nesse caso, caso você precise aumentar sua capacidade de armazenamento ou até mesmo processamento, você precisa apenas mudar o seu plano com a  empresa que contratou, sendo esse um processo muito simples e rápido. No caso do ter um servidor físico, você precisaria investir em novas máquinas ou fazer upgrade nas que você já possui.

Fácil acesso de qualquer lugar: como seus dados estão armazenados em nuvem, você pode acessá-los de qualquer lugar do mundo, nesse caso, só há a necessidade de ter um bom computador em mãos e uma boa conexão com a internet.

O servidor não para: quando se tem algum problema, como queda do serviço, outro servidor assumirá o posto e muitas vezes você nem vai perceber a mudança. Basicamente, as principais diferenças são essas, se você busca mais flexibilidade nas suas ações, quer reduzir seus custos e também garantir uma boa segurança com suas informações, o serviço de armazenamento de dados em nuvem é o mais indicado para a sua empresa.

Mercado em 2020

É importante ficar atento ao mercado também, em 2020, mais poder computacional será vendido por provedores laaS (Infrastructure as a Service) e PaaS (Platform as a Service), do que investidos em estruturas físicas de data centers corporativos, aliás o mercado de laaS tem crescido muito nos últimos anos, cerca de 40% na receita anualmente desde 2011, é bom ficar atento a essas atualizações, aliás você não quer ficar atrás do seu concorrente, certo?

Agora que você já sabe as principais funcionalidades de cada tipo de servidor, você já tem mais conhecimento para escolher por um servidor em nuvem ou local, ainda ficou com alguma dúvida a respeito do serviço de armazenamento de dados em nuvem? Entre em contato com a Brascloud, podemos tirar todas as suas dúvidas a respeito disso!

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br