Como Escolher um Bom Servidor em Nuvem?

imagem

24 Agosto 2022

imagem

O armazenamento na nuvem é um termo que surgiu nos anos 60 e que, atualmente, é comum para os usuários da internet, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Ele ajuda na centralização de informações dentro do ambiente de trabalho e no gerenciamento de dados sem a necessidade de investimentos em hardware, servidores e manutenção de estrutura física e técnica.

O que é o serviço em nuvem?

Servidor na nuvem ou Cloud computing são grandes centros aonde os dados de milhares, e até milhões em certos casos, de pessoas ficam armazenados.

Esses centros são composto de centenas de compartimentos de armazenamento e memória, interligados por meio de redes de conexão internas ou via World Wide Web, a internet que conhecemos e utilizamos. 

Por que ter um servidor em nuvem?

Utilizar um servidor em nuvem é uma solução de TI de ampla aplicabilidade. A estrutura do servidor em nuvem consegue uma performance e desempenho superiores aos de servidores locais.

Ele exerce uma função muito importante na hospedagem de websites, aplicações e sistemas de gestão com uma maior fluidez, navegação mais rápida e eficiente pelas páginas e possibilitando acessos simultâneos sem quedas no servidor. O servidor em nuvem tem uma maior escalabilidade que se adapta à demanda do cliente.

É possível obter mais desempenho em períodos de maior demanda, pagando só pelo que usou.

Vantagens

Menos gastos com Manutenção: A computação em nuvem possui uma relação custo-benefício muito vantajoso para o processo. Com o servidor na nuvem, são cortados os gastos com a manutenção do servidor. O investimentos na atualização de componentes obsoletos e reposição de peças que apresentam falhas ficam totalmente por conta do provedor do serviço. Utilizar um servidor em nuvem é um processo mais econômico e reduz as dores de cabeça.

Acessibilidade: A computação em nuvem fornece alta acessibilidade, pois com os dados em um data center, o gerenciamento de informações pode ser feito quando e onde quiser. Tudo o que é preciso é ter acesso à internet e os dados da conta para usar todos os recursos disponíveis.

Potencialização: A otimização do processo do servidor em nuvem proporciona mais tempo para atividades importantes para a empresa. Com uma grande facilidade de acesso e otimização de atividades, haverá mais eficiência no processo de produção.

Segurança: O servidor na nuvem tem vários recursos que garantem a segurança das informações com softwares de criptografia de alta segurança. Dessa forma, tudo fica a salvo e protegido de possíveis contaminações por vírus ou invasões de hackers.

Como escolher o servidor em nuvem?

Há diversos elementos que que precisam ser analisados antes de escolher o servidor. Então, como escolher provedor na nuvem?

Políticas de segurança: Durante a escolha, é importante saber se o servidor apresenta políticas de segurança rígidas no controle de acessos ao servidor onde sua aplicação ficará hospedada. Ele precisa oferecer ferramentas anti-DDOS e Firewall para prevenir ataques à infraestrutura, e proteções contra desastres naturais e problemas físicos nos equipamentos.

Datacenters: Você precisa saber onde ficam os datacenters da empresa que escolheu, sendo que os datacenters que ficam dentro do país têm menos latência e custos mais baixos.

Escalabilidade: O servidor deve apresentar a capacidade operacional de aumentar recursos do servidor e acompanhar o desempenho da sua empresa.

Reputação:  Ele é muito importante para sua empresa, por isso pesquise sobre a reputação da empresa, tempo de atuação, depoimentos de clientes e avaliação em sites de reclamação.

Atendimento: É importante ter atenção ao horário de atendimento e as formas de contatar o suporte técnico. Ter bons técnicos para ajudar na hora da dificuldade é imprescindível.

Gasto: Escolher o servidor de uma empresa estrangeira pagando em dólares pode deixar a conta do final do mês bem alta. Existem opções nacionais mais baratas que oferecem um serviço com a mesma qualidade, ou até superior.

Contrato: Os termos do contrato de serviço de uma empresa ajudam a garantir que os pontos acordados sejam cumpridos pelo fornecedor do serviço, evitando contratempos futuros.

Gerenciamento: Se sua empresa não possui uma equipe de TI técnica para o gerenciamento da infraestrutura, é recomendado escolher um servidor que faça isso.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br