Servidor na nuvem é confiável?

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Servidor na nuvem é o nome dado para servidores ultramodernos, que armazenam e processam muito mais dados que a memória do computador. Com ele, é possível salvar fotos, vídeos e documentos de pessoas ao redor do mundo.

Servidor na Nuvem: Empresas e armazenamento na Nuvem

O uso do servidor na nuvem vai muito além dos nossos dados pessoais, estando firmemente inserida no mundo das grandes empresas de forma indispensável no gerenciamento de dados. As informações importantes de documentos e aplicações fiquem armazenados em um servidor externo cloud server, que podem ser acessadas online ou offline, com procedimentos rígidos para que ninguém tenha acesso sem uma autorização.

Guardar tantas informações confidenciais traz questionamentos sobre a segurança, ao implantar este tipo de tecnologia nas empresa, mantendo a integridade de suas informações.

Os provedores de computação na nuvem mantêm servidores que guardam todas as informações que ficam disponibilizadas para os usuários que possuem permissão para acesso. Dessa forma, evita-se o roubo ou perda de dados importantes.

Controle e acesso

Com os dados armazenados, é possível controlar o acesso e gerenciar arquivos classificados de acordo com as prioridades, permissões de acordo com os usuários e controle de revisões feitas nos documentos.

Proteção de informações

Para que os dados fiquem em segurança, a primeira forma de defesa do armazenamento é o uso da criptografia de informações, que usa algoritmos complexos para impedir que um invasor obtenha acesso à arquivos.

São utilizados softwares de proteção que são atualizados automaticamente, concentrando dados de possíveis ameaças que possam aparecer. Isso garante uma maior eficiência e complexidade para o acesso à informações.

Investimentos

A obtenção de uma melhor infraestrutura para os serviços em nuvem, é um dos principais investimentos para que o setor de TI das empresas possa garantir a segurança das estruturas de informação.

Controle e segurança

Localização

As pessoas que fazem armazenamento na nuvem não sabem onde os dados estão armazenados. Mas isso não precisa se tornar um grande problema, pois o fornecedor contratado para esse exercício se compromete a armazenar e processar as informações de acordo com os requerimentos de privacidade do país de origem da empresa.

Segurança: A tecnologia atual possui a capacidade de dividir um mesmo arquivo em várias partes de diferentes servidores. Assim, se em algum momento o servidor for invadido, a informação obtida nele é, apenas, uma pequena peça sem um valor do quebra-cabeça que forma o arquivo original.

Falhas: Com os dados na nuvem, a empresa não precisa se preocupar com problemas, perdas e danos que ocorrem nas falhas de hardware de equipamentos tradicionais.

Criptografia: Na nuvem todos os dados armazenado são criptografados para fornecer mais segurança para as informações que só podem ser acessadas por quem possui a permissão e a senha. A criptografia permite o controle do que cada pessoa pode fazer, limitando a visualização dos dados.

Regulamentação: As fornecedoras de serviço na nuvem garantem a segurança dos dados armazenados, fazendo com que o administrador da conta, seja o único responsável em manter a segurança e a confidencialidade dos próprios dados.

Recuperação de dados: Pode-se dizer que a possibilidade do dono perder informações na nuvem é quase nula. Mesmo que isso ocorra, é possível recuperar seus dados através do backup automático que precisa ser sempre atualizado.

O backup fornece aos seus usuários disponibilidade, segurança e flexibilidade ao manter todos os seus dados guardados em grandes discos rígidos, que fragmentam os seus dados em grandes data centers que são gerenciados por empresas especializadas neste tipo de serviço.

Data centers: O lugar onde servidores do hosting ficam é importante para manter a segurança dos seus dados. Por isso, a Brascloud sempre apresenta em seus contratos a localização dos seus servidores.

Vantagens dos serviços de armazenamento

Ao contratar os serviços de uma empresa especializada em armazenamento em nuvem, você garante o suporte de uma equipe especializada que garanta o bom funcionamento manutenção e segurança dos dados de sua empresa.

Infraestrutura: Esse tipo de armazenamento não precisa de um espaço físico na empresa para manter os dados guardados.

Flexibilidade: Ter um servidor interno exige uma maior demanda com novos gastos na compra de servidores. Já usando a nuvem, é possível fazer o ajuste de acordo com a empresa e pagando só o necessário para mudar o espaço disponível.

Menor gasto: Os servidores internos gastam energia sendo utilizados ou não, ao contrário da nuvem.

Acessibilidade: Com a internet, o servidor faz com que os dados armazenados fiquem acessíveis para colaboradores e gestores, ajudando na produtividade da empresa.

Longo prazo: Fazendo o seu armazenamento na nuvem, o seu arquivo ficado guardado de forma segura por tempo indeterminado.

Serviço confiável: A primeira coisa que necessita é escolher o serviço na nuvem que será usado para fazer o armazenamento dos seus arquivos online.

A Brascloud é uma empresa 100% confiável, que possui métodos sofisticados para garantir segurança dos dados.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br