O que é um Servidor VPS?

imagem

24 Agosto 2022

imagem

O que é um Servidor VPS?

O VPS, sigla em inglês que significa Virtual Private Server, ou, em português, Servidor Virtual Privado, é um servidor dedicado que é separado em partes, que atuam como servidor individual.

Ele é uma única máquina com diversas aplicações web que disponibiliza espaços exclusivos para usuários. A utilização de um Servidor VPS é uma solução barata para clientes que têm necessidades específicas, precisam de mais recursos, como memória e processador.

Assim, como em um servidor dedicado, às possibilidades de configuração e segurança são feitas por quem utiliza. Isso, pode apresentar riscos em relação à disponibilidade, que pode ficar comprometida, se houver algum problema no hardware do servidor.

Servidor vps

Como o Servidor VPS funciona?

Para um site manter-se online é preciso de um servidor para que seja feita a hospedagem do conteúdo. Com o VPS, um mesmo servidor pode ser particionado e dividido para comportar diversas aplicações, websites e muito mais. Como se trata de um único servidor funcionando de forma particionada, ele faz todo o processamento de dados de todas as suas partições simultaneamente.

Todavia, mesmo apresentando uma alta carga de processamento, cada usuário possui uma quantidade alocada de espaço em disco, memória RAM e capacidade de processamento, as máquinas utilizadas são robustas o suficiente para não comprometer ou limitar o uso.

Caso seja necessária uma maior quantidades de recursos a serem alocados para a funcionalidade de algo, pode ser feito um escalamento dessas alocações, ficando de acordo com a necessidade do cliente.

Vantagens do Servidor VPS

Principais vantagens de contar com um Servidor Virtual Privado.

Autonomia com personalização: Com o servidor VPS, o usuário tem acesso total ao root, que é a área administrativa que configura o servidor. Assim, o usuário pode fazer as aplicações ou sistemas que não podem ser realizadas em uma hospedagem compartilhada.

Gastos: Ter um serviço de VPS custa menos do que uma hospedagem dedicada. O VPS pode moldar-se com as suas necessidades e possui autonomia semelhante. Entretanto, é mais caro do que uma hospedagem compartilhada.

Recursos dedicados: O usuário tem uma maior quantidade de recursos disponíveis, como processamento, memória e armazenamento, sem atrapalhar os outros usuários.

Alto desempenho: Ele possui menos restrições, com um desempenho superior ao oferecido por uma hospedagem comum, apresentando mais capacidade para receber acessos e gerenciamento de dados.

Segurança: As partições de disco de um Servidores VPS ficam separadas uma das outras para proporcionar uma maior proteção. Evitando o compartilhamento de discos entre usuários.

Escalabilidade: Ele se adequa ao tamanho e necessidade, com a capacidade de acompanhar a evolução do negócio, proporcionando um maior espaço no disco, tráfego e processamento.

Quem precisa de um Servidor VPS?

Esse modelo de hospedagem é indicado para quem não possui um grande projeto, sem a necessidade por um servidor dedicado, entretanto, com uma demanda superior os recursos oferecidos em uma hospedagem compartilhada. Ele é ideal para quem busca maior liberdade e possui a necessidade de personalizar as ferramentas e aplicativos. A utilização do VPS é ideal para a gestão de projetos simples, porém, com uma grande quantidade de usuários, como em fóruns, sites institucionais, e-commerce, blog, servidores para jogos, portais de notícias online, entre outros.

Servidor VPS e serviço de nuvem

A hospedagem na nuvem é feita dentro de uma estrutura formada por várias máquinas físicas com os recursos divididos. Quando aparecer algum problema com os servidores, uma outra máquina cuida das informações, impedindo que o site caia ou que dados sejam perdidos. A hospedagem em nuvem possibilita a escalabilidade de recursos a qualquer momento, porque a nuvem não possui limitação de recursos e encaixa-se na categoria de IaaS que contrata os servidores de acordo com a necessidade.

Servidor VPS ou Cloud Server

Isso vai de acordo com a necessidade da empresa, do seu site ou aplicação. O VPS possui um preço menor do que o de um servidor dedicado e contém benefícios em comum entre ambos. A desvantagem do VPS é que o site ou aplicação deve estar de acordo com as missões críticas, pois pode apresentar a riscos de cair da rede e causar prejuízos.

Sites que tem muitos recursos ou número de acessos que variam com o tempo, a nuvem é o mais indicado devido a flexibilidade, mesmo com um custo mais alto que vai conforme a configuração da máquina, a estrutura em nuvem é ideal para quem pode ter muitos prejuízos com o site fora do ar.

Resumindo, o VPS é indicado para quem tem grande volume de acesso e dados e busca mais liberdade para personalizações e configuração. Achou interessante, mas ainda não conhece muito sobre hospedagem? Clique aqui e leia nosso artigo especial explicando em detalhes sobre o que é e como funciona uma hospedagem!

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br