Servidores de armazenamento na nuvem

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Os servidores de armazenamento na nuvem são computadores ligados a uma grande rede que cria um local para o armazenamento compartilhado de arquivos dentro dos computadores locais (LAN) / remotos (WAN) que poderão ser acessados em qualquer lugar que tenha conexão com a internet.

O servidor é a Máquina Principal e as outras ligadas a ele são chamadas de Cliente. Ele tem a função de armazenar e recuperar as informações de forma rápida e podem ser encontrados em escolas e escritórios e prestadores de serviços de Internet. Ficam disponibilizados documentos,fotos, banco de dados, aplicativos,  planilhas ou vídeos em PCs, notebooks, tablets, celulares, SmartTvs, etc.

Função

A função dos servidores de armazenamento na nuvem é guardar diversos dados para serem acessados por outros computadores conectados a ele. Assim, ele consegue fornecer mais rapidez e eficiência, pois os dados ficam concentrados em uma única fonte, que pode ser acessada por conexão interna ágil e segura.

Ele irá permitir acesso a arquivos e aplicações do servidor de dados, os arquivos podem ser transferidos dos computadores para o dispositivo. Tudo é sempre atualizado, mas podem ser usados backups de segurança para impedir qualquer imprevisto indesejado.

Com o uso do servidor as empresas aumentam sua agilidade e eficiência na realização de todas as funções dela de forma segura.

Qual a melhor forma de escolher servidores de armazenamento na nuvem?

As empresas precisam ter uma boa estrutura de TI e, para isso, é necessário investir no armazenamento de dados. Os servidores de armazenamento na nuvem são o meio de melhorar e agilizar o fluxo de dados da empresa. Quando a sua empresa começa a se expandir, eles se tornam vitais para obter uma infraestrutura de TI completa para o acesso de arquivos e aplicações de um jeito mais seguro.

A primeira coisa a saber é que existem diferentes tipos de servidores de armazenamento na nuvem e que é preciso ter alguns cuidados ao escolher. Comprar servidores de armazenamento na nuvem pode trazer muitos problemas, principalmente para empresas que não possuem qualquer entendimento sobre TI.

Empresários com pouca experiência pode comprar um servidor só tendo o preço como base e deixar a sua empresa totalmente vulnerável.

Primeiro

Averigue aplicações que serão feitas, pois você pode comprar uma configuração cara sem uma real necessidade. Um hardware pode ter o melhor preço e, não oferecer o que é necessário ou precisar de uma maior expansão.

Faça uma lista com os principais componentes do sistema: tipo de processador memória, quantidade e hard disks do pool de armazenamento.

Segundo

Pesquise sobre os recursos para gerenciamento do equipamento, sendo que a maior parte permite o acesso por senhas ou níveis dos cargos para que informações importantes não sejam compartilhadas.

Alguns sistemas possuem aplicativos com melhores preços do que os comprados separados. Alguns dos aplicativos vendidos para esse fim são os pacotes para gerenciamento de dados, virtualização de servidores, servidor de backup, entre outros.

Terceiro

Um mesmo servidor de armazenamento pode ser comprado com configuração em gabinetes externos, rack ou blade. Equipamentos de servidores de armazenamento na nuvem podem ser de uso em rack e blade que são mais caros com área específica para instalação e manutenção. Mas esse valor a mais, pode dar mais estrutura aos departamentos de TI.

Quarto

Ter um servidor de armazenamento em sua empresa significa que tudo o que é mais importante para empresa se encontra em um único lugar. Por isso, tenha cuidado ao comprar, pois existem sites que vendem produtos totalmente desconhecidos que podem ser perigosos.

Quinto

Cuidado com empresas envolvidas com negócios ilegais que podem estar fazendo contrabando ou estar em alguma situação irregular.

Sexto

Procurar por um serviço de pré-venda qualificado é um bom caminho para escolher seu servidor, pois mostra responsabilidade de quem vende. Preocupe-se com configurações, como é a instalação e se o suporte técnico é adequado que não te vai te deixar na mão.

Não compre de empresas que pedem mais prazo para a entrega e analise quanto tempo o suporte técnico demora para resolver o seu problema.

Tipos de servidores

Os servidores podem ter funções diferentes, sendo que cada um tem conceitos diferentes sobre o que é um arquivo. Os mais utilizados são:

1 - O servidor tem uma estrutura de arquivos para dar nomes aos registros com uma chave única, sendo usado para escrever, ler, juntar, remover, etc.

2 - O servidor não tem uma estrutura interna dos arquivos, sendo incapaz de ser usado para cuidar de operações difíceis, realizando só a leitura e escrita.

3 - O servidor tem uma estrutura para hierarquias como uma pirâmide. É o mais comum e pode ter uma estrutura interna para arquivos e fazendo operações e transferências mais complexas.

Obs.: Fique longe de equipamentos de origem duvidosa, sem garantias ou nota fiscal.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br