TI verde: Como a Cloud Computing Pode Contribuir

Tempo de leitura: 4 minutos

Muitas estratégias de empresas no Brasil e no mundo estão começando a visar o lado mais sustentável, esse assunto, aliás, vem sendo muito mais comentado nos meios governamentais e corporativos, o TI verde vem entrando em pauta com muita frequência e a tendência é que se torne ainda mais evidência.

Falar sobre TI verde é importante, principalmente para economizar energia, além de poder reduzir a quantidade de CO2 na atmosfera. A cloud computing ajuda nisso e em outros pontos extremamente importantes no cenário ambiental. 

Nesse lado, a cloud computing pode contribuir para que o TI verde se fortaleça cada vez mais e mais. Com o crescimento evidente dos servidores em nuvem, os impactos ambientais tendem por reduzir bastante.

TI verde

Neste artigo vamos explicar como a Cloud computing pode contribuir com a cultura do TI verde, vamos te passar algumas dicas valiosas para de uma forma ou de outra, contribuir com a redução da poluição ambiental, principalmente na área da tecnologia.

Conceito de TI verde

Primeiro, é importante definir o conceito de Ti verde para você entender melhor esse conceito que vem se consolidando nos últimos anos.

Podemos definir o TI verde como um conjunto de ações que tornam o processo de produção de equipamentos menos prejudiciais ao meio ambiente.

Além disso, visa também produzir equipamentos que consomem menos energia, data centers, por exemplo, tendem a utilizar muita energia, logo a política do TI verde é super importante nesta área.

Apesar de o consumo de energia ser um dos pontos visados pelo TI verde, é importante ressaltar que muito já se mudou, a busca por soluções para esse problema já objete alguns resultados significativos.

Podemos citar como exemplo, a virtualização de servidores, ajuste do ar-condicionado e do fluxo de ar dentro dos data centers, adquirir equipamentos certificados, entre outros pontos.

Nos equipamentos, o objetivo é produzir sem a utilização de metais pesados e o uso de muitos componentes químicos e tóxicos, além de se ter mais materiais recicláveis na fabricação dos mesmos.

Dicas que colaboram com o Ti verde

Equipamentos: como falamos, é importante ter tecnologias que visam a economia de energia, além de serem certificados também.

Além disso, se atente a não deixar equipamentos ligados sem necessidade, dessa forma você só vai consumir mais energia sem precisar.

Softwares: é importante manter softwares e equipamentos sempre atualizados e com a manutenção em dia. Isso pode aumentar muito a vida útil dos seus equipamentos.

Reciclagem: você pode reciclar ou até mesmo doar alguns equipamentos que já não são necessários na sua empresa. Nesse caso, até alguns fabricantes ou centros de coleta especializados, podem receber esse tipo de produto.

Economize suprimentos: economizar principalmente papel, cartuchos e toner vão te ajudar a economizar além de claro também estar ajudando o meio ambiente, evitando o descarte dos mesmos em grandes quantidades. 

A cloud computing, podemos lembrar que auxilia muito nesse ponto, visto que a não utilização de papel contribui muito com o meio ambiente.

Como o Cloud computing contribui com o TI verde

Além de acrescentar e muito nas estratégias de TI verde, a cloud computing apoia em outras ações de sustentabilidade nas empresas.

Menos desmatamento: quando você migra seus dados para a cloud computing, você diminui drasticamente a utilização de papel na sua empresa.

Você passa a digitalizar documentos e arquivos, armazenando os mesmos na nuvem, esses que podem ser consultados a qualquer momento.

TI verde

Redução dos rastros de carbono na atmosfera: a tecnologia de cloud computing, possibilita que colaboradores possam marcar reuniões de qualquer lugar, além de acessar arquivos de onde estiverem também, claro que tendo acesso com login e senha.

Dessa forma, podemos levar em conta a diminuição do trafego de veículos, ônibus e pessoas nas ruas, diminuindo a emissão de gases poluentes. 

Aumento de reuniões virtuais: quando você migra seus dados para a nuvem, muitas reuniões que deveriam ser feitas presencialmente, devido à necessidade de segurança na troca de informações, pode ser feita com videoconferências na nuvem.

A Brascloud pensa muito em TI verde e sua data center localizado em São Paulo, possui uma” Leed Gold Certification”.

Um dos pontos para conseguir esse certificado que deve ser levado em consideração é seguir os padrões de sustentabilidade que garantem operações em sinergia com o meio ambiente.

Eai, gostou do artigo? Caso tenha ficado alguma dúvida sobre TI verde ou sobre cloud computing, em geral, a Brascloud é especialista nesses temas, não hesite em entrar em contato com a nossa equipe!

Leitura recomendada: 5 dicas para economizar com o TI de sua empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *