Você Sabe o Significado dos Termos IaaS, SaaS e PaaS?

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Os termos IaaS, SaaS e PaaS estão atrelados a computação em nuvem, fator fundamental para o funcionamento do mundo digital. O serviço é fornecido por empresas que permitem o acesso às funcionalidades e infraestrutura de softwares e hardwares.

Armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem possui um grande impacto para as empresas. O ambiente digital vem transformando a forma de trabalhar e qualquer empresa que queira se manter no mercado de consumo precisa se adequar a essa transformação na vida de todas as pessoas.

Com um avanço tecnológico que parece parável, as inovações tecnológicas vêm se consolidando em todos os setores da economia.

A forma de negociação mudou e todos os setores precisam enviar e receber informações de forma rápida e de forma organizada. Quando o assunto são os serviços de computação em nuvem, não é preciso gastar com servidores físicos. Basta contratar um provedor de internet para que arquivos e dados fiquem armazenados e disponíveis em qualquer lugar e em qualquer dispositivo ligado à internet.

O que é IaaS, SaaS e PaaS?

IaaS, SaaS & PaaS são termos ligados aos tipos de serviços de armazenamento da computação em nuvem: públicos, privados e híbridos. Essas siglas se referem às formas de desenvolvimento da computação, que são categorizadas em IaaS, SaaS e PaaS.

Mas o que quer dizer IaaS, SaaS e PaaS?

IaaS - Infrastructure as a Service

O modelo IaaS é um serviço terceirizado feito por servidores e data centers da forma tradicional para um fornecedor externo que libera todos os dados em forma escalável pela nuvem. Uma empresa contrata o serviço com hardware compatível com memória, armazenamento, etc. O contratante paga um valor pela quantidade de servidores e dados armazenados utilizados.

Com a escalabilidade, pode é possível escolher servidores para armazenar poucos dados, cancelando, aumentando e diminuindo quando for preciso. Ele costuma ser utilizado por pequenas e médias empresas que passam grandes mudanças no fluxo de dados.

Características: na nuvem a infraestrutura é fornecida gratuitamente com armazenamento limitado; na nuvem privada possui as mesmas características da nuvem pública, só que em data centers da instituição e o acesso é só com os servidores da empresa; na nuvem híbrida, atende à demanda de uma nuvem privada com as vantagens da nuvem pública.

SaaS - Software as a Service

Esse termo é usado para designar a disponibilização de um software em forma de um serviço, que faz o contraponto com o modelo tradicional de venda de licenças e unidades. O cliente contrata um serviço de assinatura e paga pelo que usa, sem ter que comprar uma licença para usá-lo. Porém só para recursos mais limitados.

Existem planos para pagamento com taxa fixa ou variável de acordo com o uso. Os dados ficam na internet para serem acessados e, dessa forma, informações podem ser transmitidos para qualquer dispositivo ligado a internet. Esse tipo de sistema é usado por redes de relacionamento e aplicativos que deixam as informações disponíveis para o acesso ao serviço de vários usuários ligados ao software.

O serviço é facilmente fornecido, sem a necessidade da compra para software e servidor ou de cobrança. As mais beneficiadas com o SaaS são as pequenas empresas que podem economizar ao não terem que gastar com compra de licença, sendo perfeito para a realização de trabalhos menores que precisam de um fácil acesso a aplicativos.

Características: um gerenciamento de forma centralizada, acesso para aplicação totalmente pela internet, não há necessidade cuidar de correções ou atualizações do aplicativo.

PaaS - Platform as a Service

Ele permite a disponibilização de uma plataforma para desenvolvimento, testes e implementação de forma simplificada, sem precisar de uma configuração de infraestrutura. As ferramentas são personalizadas para a realização do trabalho e ocorre a criação, otimização, hospedagem e gerenciamento do sistema, conforme a necessidade da empresa.

A única preocupação da empresa é a programação do software, sendo que o resto é responsabilidade do fornecedor. A PaaS pode ser acessada de forma completa pela nuvem pública ou privada, com o acesso da internet. Ele deve ser usado pelas grandes empresas que têm em suas mãos uma ótima equipe de TI para trabalho simultâneo para manter uma que permita a integração com o banco de dados.

Características: é uma ferramenta simples para fazer o gerenciamento e o faturamento de assinaturas, realiza a integração de serviços da internet e com outras fontes de dados sem atrapalhar o sistema, possui uma alta segurança e várias pessoas podem ter acesso a mesma nuvem sem atrapalhar os serviços.

Conclusões com IaaS, SaaS & PaaS

Os modelos SaaS, PaaS e IaaS possuem características comuns, mas são bem distintos em suas funções na nuvem, com aplicações diferentes para as empresas. Conforme a computação em nuvem vem crescendo e sendo cada vez mais parte da vida das pessoas, os termos IaaS, SaaS & PaaS são cada vez mais reconhecidos.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br